Ter o conhecimento de como é o cotidiano de um trabalho, as ferramentas de um ofício e as exigências de um curso formador são as propostas da Mostra das Profissões 2017, evento que ocorre hoje (16) no campus Pampulha da UFMG. Alunos de quase 600 escolas cadastradas assistem a 152 palestras e visitam 71 salas interativas em diversas unidades acadêmicas.
O coordenador do evento e pró-reitor adjunto de Graduação, professor Walmir Caminhas, informa que a estrutura para receber os visitantes envolve equipe formada por quase duas mil pessoas – 300 servidores docentes, técnicos e administrativos e 1.720 estudantes de graduação.
A infraestrutura da Mostra inclui disponibilização de rede sem fio, sinalização específica das ruas e prédios, definição de estacionamento e de vias de trajeto dos ônibus que chegam de todas as regiões do estado, instalação de banheiros químicos, funcionamento de restaurantes e outros pontos de refeições, como food trucks.
Estandes do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) em cada prédio, contam com infraestrutura para receber pessoas que têm necessidades especiais. Para esta edição da Mostra, inscreveram-se 77 pessoas com três tipos de deficiência: auditiva (28 pessoas), motora (27) e visual (22).
Catálogos com letras ampliadas e em braille – com informações sobre os cursos oferecidos pela UFMG – serão enviados, pela Prograd, para os estudantes cegos inscritos.
*(Com Assessoria de Imprensa da UFMG)