Terminou no fim da tarde desta segunda-feira mais uma operação de combate a incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Aturam para debelar os focos 49 bombeiros militares e 22 voluntários. Somente este ano foram 65 casos de incêndio na reserva ambiental.
Leia Mais
Bombeiros seguem no combate a incêndio na Serra do Rola-MoçaDevastação causada por incêndios florestais em Minas é a maior desde 2011Incêndios desencadeiam série de prejuízos para o ecossistema em MinasChalé é destruído em incêndio na Grande BHIncêndio já destruiu 600 hectares no Parque Nacional da Serra da BocainaIncêndio atinge unidade industrial da Vale Fertilizantes em UberabaFocos de calor em MG já superam em 21,5% a média histórica de setembroBombeiros usam drones para monitorar Parque do Rola-MoçaIncêndio em depósito de lixo ameaça Parque da Serra do Rola-MoçaBombeiros especializados em incêndios florestais que estavam de folga foram convocados para ajudar nos trabalhos. As equipes usaram a técnica da escalada para conter as chamas na região, que é muito íngreme. Dois aviões air tractor e um helicóptero apoiaram as ações de combate com lançamento de água.
No fim da tarde, o comandante da operação, major Anderson Passos, informou que todos os focos foram extintos e que não havia sinais de fumaça no parque. Passos também agradeceu o apoio "espetacular" dos voluntários pela "maneira simples de ajudar".
Os bombeiros ainda não têm um levantamento de quando começou a onda de incêndios na reserva ambiental. Mas ainda, admitem, há risco de novos incêndios na área, enquanto prevalecer a estiagem. Segundo o Corpo de Bombeiros, um trabalho ostensivo tem sido realizado para o rápido combate de novos focos que venha a surgir.
Vigilância visa impedir incêndios criminosos
Ainda segundo o major Passos, pessoas estão em pontos estratégicos de vigilância visando coibir ações de criminosos, que colocam fogo na mata e o surgimento de novos pontos de incêndios. "As equipes de vigilância estão a postos, observando de vários pontos e tentando flagrar incendiários. Insistimos que as denúncias podem ser passadas anonimamente", informou o oficial.
.