Sábado é dia de vacinar seu cão ou gato contra a raiva. Serão mais de 300 postos instalados em toda a cidade para atender os cuidadores dos bichos, como parte da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA). Além dos centros de saúde, terão locais de vacinação em escolas e outras entidades nas nove regiões da capital.
A vacina contra a raiva é gratuita e muito importante. Devem ser imunizados cães e gatos a partir de três meses de idade. A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem.
A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. O objetivo da campanha é manter o controle da doença no município, que há 33 anos não registra casos de raiva em humanos e há 28 anos não registra caso de raiva canina. No ano passado foram vacinados 226 mil cães e gatos.
Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem.
Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina..