Jornal Estado de Minas

Painéis artísticos do Cefet e do Detran passam por restauração

A obra na fachada do Detran mede 12,5 metros por 2,60 metros e está coberta. Ainda não foi elaborado projeto de intervenções - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press

Dois painéis que há quase 60 anos se incorporaram à paisagem de duas importantes avenidas de Belo Horizonte são alvos de situações diferentes. Um está sendo reformado, embora a conclusão da obra esteja quase seis meses atrasada, na Amazonas. Trata-se do Oficinas, pintura encomendada pelo presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) e inspirado na obra de Cândido Portinari (1903-1962), exposto no muro do câmpus 1 do Cefet-MG, no Bairro Nova Suissa (Região Oeste) e que deve ficar pronto no fim do ano ou no início de 2018.

O outro é a obra do ceramista Mario Silésio, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na Avenida João Pinheiro, Centro. O órgão, em parceria com a Fundação Municipal de Belo Horizonte e Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), busca alternativas para a restauração do painel.

Ambos são do fim da década de 1950. O mais antigo, pintado em 1958, no ano da inaguração do Cefet, é o Oficinas, assinado pelo artista plástico João Guimarães Vieira, o Guima. A pintura deverá ser protegida por um vidro. A restauração começou em agosto de 2016 e deveria ter ficado pronta em março de 2017. O Cefet atribuiu o atraso a dois fatores.

“Primeiro, devido à compra do material necessário à restauração.

Não é possível, numa obra deste tipo, prever todo o material a ser usado e comprá-lo de uma só vez. Isso se dá aos poucos, à medida que a reforma avança. Segundo: porque o Cefet-MG abriu mão de contar com mão de obra especializada para a parte estrutural, usando a força de trabalho dos próprios funcionários, o que diminuiu o custo da restauração consideravelmente”, informou a instituição de ensino.

A economia foi em torno de R$ 250 mil, de cerca de R$ 300 mil para uma cifra de aproximadamente R$ 50 mil. A restauração é chefiada pelo professor de artes aposentado no Cefet Bruno Lombardi, o mesmo que restaurou o Grande Hotel em Araxá, no Alto Paranaíba. O profissional foi o responsável pela única grande reforma da pintura, ocorrida em 1982.

“Fizemos a restauração na parte de alvenaria. Tiramos toda parte podre, aproveitando ao máximo o que tinha de registro e da parede anterior para que a recuperação fosse a mais fiel possível. É um trabalho complexo, difícil, mas me honra muito devolvê-lo à comunidade.
É uma obra que faz parte de nossa cidade. Tenho visto e reparado as pessoas que passam na rua, dizendo que sempre conviveram com aquela beleza artística. Faz parte do circuito (cultural) da cidade”, disse Lombardi.

“O trabalho da equipe de Lombardi inclui a recuperação de parte da alvenaria, o reforço nos traços do desenho e nas cores de fundo. Castigado pelo tempo, o painel foi danificado por infiltração. Mas por outro fato inusitado. Em 2013, um pedreiro que trabalhava no conserto de paredes do Cefet cobriu parte do painel com cimento.

O painel no Detran, datado de 1959, foi construído com azulejos nas cores azul, amarelo, vermelho e branco. A obra mede 12,5 metros por 2,60 metros. De acordo com o Iepha, “em 2011, foi realizado, a pedido do Detran, um laudo técnico do estado de conservação do painel e três desenhos específicos (não foram informados quais), contendo proposta detalhada para a proteção da obra, bem como projeto básico contendo orientações para proteção do painel, instalado na fachada principal do prédio do Detran”.

De acordo com o Iepha, “a proposta consistia em proteger o painel por meio de estrutura confeccionada em madeira e faceamento, com a fixação de placas de madeirite, sem contato com o painel.
O objetivo de proteger o painel é conservar o bem até que futura restauração possa ser executada, sendo necessária a contratação de empresa para a execução dos trabalhos”.

A proteção foi executada. Todas as etapas foram acompanhadas pelos técnicos do Iepha e devidamente documentadas. “Os trabalhos foram concluídos dentro das normas estabelecidas pelo instituto. Contudo, é necessária a elaboração de projeto de intervenção com levantamento de custos para a execução da obra de restauração, tendo em vista as ações conjuntas já iniciadas pelo Iepha e pelo Detran em 2013”, concluiu o órgão do patrimônio histórico.

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