A iniciativa é da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Belo Horizonte. “O período chuvoso começa no próximo mês e pode ocasionar a ocorrência de chuvas de forte intensidade. A região de Venda Nova, especialmente as áreas da bacia do Isidoro, que compreendem os córregos Vilarinho, Marimbondo e Lareira, pode ser afetada por causa dos grandes volumes de água, ocasionando alagamentos e inundações”, explica a nota do órgão.
Diante disso, seguindo as recomendações do Marco Sendai para Redução do Risco de Desastres da Organização das Nações Unidas (ONU), o órgão vai capacitar os universitários, promovendo uma cultura de prevenção com uso de sistemas de alerta precoce, percepção do risco e adoção de medidas de auto proteção e proteção da comunidade.
Em dezembro do ano passado, moradores de Venda Nova viveram momentos de pânico por causa das enchentes. No dia 12, passageiros chegaram a ficar ilhados em um ônibus do Move por conta do volume de água. Comerciantes perderam produtos e carros foram arrastados.
Ainda nesta quinta-feira, a Câmara Municipal de Belo Horizonte vai receber o seminário “Programa Estrutural das Áreas de Risco”, para discutir políticas de prevenção de desastres durante o período chuvos. Entre as presenças confirmadas estão o coronel Alexandre Lucas Alves, coordenador da Defesa Civil de BH, e o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão.