Belo Horizonte teve mais um dia de tempo seco neste sábado. A umidade relativa do ar continua baixa e atingiu níveis que deixa a capital mineira em estado de atenção. A cidade já está há 102 dias sem chuva. A previsão para este domingo é favorável para a continuação da estiagem. No interior de Minas Gerais, os moradores podem ter um alívio. Está prevista chuvas isoladas em algumas cidades.
A estiagem na Região Metropolitana de Belo Horizonte preocupa. Tanto que a Copasa informou nessa sexta-feira, que essa é a pior crise dos últimos 100 anos. O diretor de Operação da Copasa, Rômulo Perilli disse que o nível atual do Sistema Paraopeba, que abastece a Grande BH, está garantido por pelo menos 10 meses. Porém, acredita na recuperação dos mananciais no período chuvoso.
Mesmo assim, a captação no Rio Paraopeba foi suspensa por causa do baixo volume do manancial. Uma das ações da companhia será contra as ligações clandestinas, que representam 40% dos recursos perdidos. Uma campanha de conscientização da população para o consumo consciente da água também será realizada.
Neste sábado, a temperatura continuou alta em Belo Horizonte. Os termômetros atingiram 27,8ºC nesta tarde na região da Pampulha. Já a umidade relativa do ar ficou em 30%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o índice entre 21% e 30% como estado de atenção; entre 12% e 20%, de alerta, e abaixo de 12%, estado de emergência. O índice considerado ideal é 60%. No domingo a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado. Mas, sem ocorrências de chuvas.
Interior
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a instabilidade atmosférica vai aumentar sobre parte da Região Sudeste neste domingo. Por causa disso, pancadas de chuvas isoladas podem acontecem em cidades da Região do Jequitinhonha e Mucuri. A circulação marítima deve aumentar a nebulosidade na faixa leste do estado, onde pode chuviscar.