Jornal Estado de Minas

Incêndio em mata avança e ameaça reserva do Santuário do Caraça

Terreno íngreme dificultou pouso do helicóptero - Foto: Reprodução Whatsapp

Um incêndio em vegetação em Catas Altas, Região Central de Minas, ameaça a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Santuário do Caraça. Desde às 10h deste domingo, quando surgiram os primeiros focos na mata na Serra do Caraça, brigadistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad) e Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) atuaram no combate. No começo da noite os trabalhos foram suspenso, mas a mata segue queimando em direção ao santuário.

De acordo com o guia José Roberto Rodrigues, o Betão, o fogo iniciou na serra na parte voltada para Catas Altas. “Eu estava com um grupo de turistas no Pico do Carapuça, dentro do parque, e percebi o avanço das chamas em direção ao Pico do Sol. O incêndio, de grande proporções, seguia em direção a área do parque. Pela distância, não foi possível ver a atuação em terra, mas aviões air tractor despejaram água nos locais íngremes”.

Apesar dos esforços no combate ao fogo neste domingo, realizado por equipes do Previncêndio, com 12 brigadistas, oito da Amda e quatro da Semad, e dois aviões air tractor e um helicóptero, nesta segunda-feira os trabalhos seguem, principalmente na parte alta, no Pico do Sol, no limite com o Santuário do Caraça. A RPPN é conhecida mundial pela sua biodiversidade, que incluem os famosos lobos-guará, uma atração a parte dos visitantes do local.

.