Jornal Estado de Minas

Combate a incêndio nas proximidades do Santuário do Caraça entra no segundo dia


Um grande aparato de Bombeiros e brigadistas combatem um incêndio há dois dias nas proximidades da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Santuário do Caraça, em Catas Altas, Região Central de Minas. O fogo, que começou no domingo, segue descontrolado. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad), mais de 30 pessoas participam dos trabalhos, além de aeronaves.

O fogo teve início na parte da serra voltada para Catas Altas, em grandes proporções. Ele seguiu em direção ao Pico do Sol, no limite com o Santuário do Caraça. Ainda não há informações se a área de preservação federal foi atingida. A RPPN é conhecida mundial pela sua biodiversidade, que incluem os famosos lobos-guará, uma atração a parte dos visitantes do local.

Segundo a Semad, nesta segunda-feira participam do combate 32 pessoas, entre brigadistas da Secretaria do Instituto Chico Mendes (ICMBio), de Ongs, Empresas e voluntários. As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.
Os ventos fortes e o tempo seco ajudam a propagação das chamas.

Na tarde desta segunda-feira, alguns combatentes tiveram que descer da serra para debelar outro incêndio que atinge os dois lados de uma estrada da região. .