Jornal Estado de Minas

Operação para final da Copa do Brasil já tem 38 pessoas detidas

Ônibus foram abordados nas estradas pela PM e a PRF - Foto: Polícia Militar / Divulgação
A operação da Polícia Militar (PM) para a final da Copa do Brasil, entre Cruzeiro e Flamengo, no Mineirão, já tem 38 pessoas presas. Entre os detidos, estão integrantes de torcidas organizadas das duas equipes que, segundo levantamento queriam fazer uma emboscada a uma agremiação rival, um homem foragido da Justiça, e também um rapaz com ingressos falsos. As ações continuam no entorno do estádio.

O policiamento segue no entorno do Mineirão. “Temos um público recorde e estamos no terreno para garantir a tranquilidade. Como é um grande número de torcedores, as forças, desde a cavalaria até as forças de estudantes, estão aqui. Vamos prolongar esse tempo de patrulhamento para que as pessoas adentrem ao estádio e garantir a fluidez dos veículos”, afirma o major Flávio Santiago, chefe da sala de imprensa da PM. Segundo ele, nenhuma ocorrência grave foi registrada no local até 20h.

Nesta quarta-feira, as prisões começaram de manhã.
Levantamentos da equipe de inteligência da PM levaram os militares até um sítio localizado em Santa Luzia, na Grande BH, onde se concentravam torcedores de organizadas de Cruzeiro e Flamengo. No local, foram apreendidos uma arma de fogo, além de porções de cocaína e maconha. “Foram 36 pessoas presas, sendo que um deles estava com um mandado de prisão no Rio de Janeiro. Eram torcidas que estão banidas do estádio. Tivemos informações que elas queriam fazer uma emboscada contra outra torcida do Flamengo”, contou Santiago.



Outra prisão aconteceu ainda na estrada. Uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos estados de Minas Gerais e Ceará, em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), prendeu um torcedor do Flamengo que estava foragido há seis anos.
O homem, de 40 anos, estava a caminho de Belo Horizonte para assistir à final da Copa do Brasil. Na ocasião, a Polícia também apreendeu rojões que também pertenciam aos torcedores.

Segundo informações da PRF, os agentes estavam realizando abordagens na praça de pedágio de Simão Pereira, na BR-040, a veículos que vinham do Rio de Janeiro, quando checaram a passagem policial do torcedor. O mandado de prisão contra o homem de 40 anos foi emitido há seis anos pela 3ª Vara Criminal de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, após uma briga entre torcedores. Na ocasião, ele teria matado um vascaíno.

Ingressos falsos

A primeira prisão aconteceu ainda na terça-feira. Policiais militares conseguiram encontrar um homem nas imediações do Mineirão com ingressos falsos. Os bilhetes foram apreendidos e o suspeito encaminhado para a delegacia. .