Jornal Estado de Minas

Estrangeiros são detidos quando seguiam para ver a final da Copa do Brasil


A fiscalização conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar (PM) na BR-040 com o intuito de monitorar torcedores que viajavam para assistir ao jogo da final da Copa do Brasil, entre Cruzeiro e Flamengo, terminou com a prisão de quatro estrangeiros. Três colombianos e um equatoriano seguiam para Belo Horizonte onde tinha a intenção de acompanhar a partida. Porém, estavam com vistos vencidos e alguns não apresentaram os passaportes.

De acordo com a PRF, os colombianos Jennifer Cortes Zuleta, Johan Felipe Cuartas Gomez, e Juan Pablo Guavita Becerra, e o equatoriano Brayan Alexander Caicedo, estavam em um táxi que foi parado na rodovia próximo a Simão Pereira, na Região da Zona da Mata. Na abordagem, os agentes verificaram que Jennifer estava com o visto vencido. Já os outros três homens não apresentaram o passaporte.

Os quatro foram conduzidos à Polícia Federal em Juiz de Fora, onde foram qualificados como estrangeiros que se mantém no território nacional após o prazo legal de estada.

Na mesma operação, um torcedor do Flamengo que estava foragido há seis anos foi preso. O homem, de 40 anos, estava a caminho de Belo Horizonte para assistir à final da Copa do Brasil.
Na ocasião, a Polícia também apreendeu rojões que também pertenciam aos torcedores.

Segundo informações da PRF, os agentes estavam realizando abordagens na praça de pedágio de Simão Pereira, na BR-040, a veículos que vinham do Rio de Janeiro, quando checaram a passagem policial do torcedor. O mandado de prisão contra o homem de 40 anos foi emitido há seis anos pela 3ª Vara Criminal de Niterói, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, após uma briga entre torcedores. Na ocasião, ele teria matado um vascaíno.

Santa Luzia

Nesta quarta-feira, as prisões começaram de manhã. Levantamentos da equipe de inteligência da PM levaram os militares até um sítio localizado em Santa Luzia, na Grande BH, onde se concentravam torcedores de organizadas de Cruzeiro e Flamengo. No local, foram apreendidos uma arma de fogo, além de porções de cocaína e maconha. “Foram 36 pessoas presas, sendo que um deles estava com um mandado de prisão no Rio de Janeiro.
Eram torcidas que estão banidas do estádio. Tivemos informações que elas queriam fazer uma emboscada contra outra torcida do Flamengo”, contou Santiago.

A primeira prisão em operação para o jogo aconteceu ainda na terça-feira. Policiais militares conseguiram encontrar um homem nas imediações do Mineirão com ingressos falsos. Os bilhetes foram apreendidos e o suspeito encaminhado para a delegacia. .