Foi publicado, no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira o decreto que institui o programa BH é da Gente. O objetivo da iniciativa é promover a livre convivência nas ruas e locais públicos, disponibilizando espaço para atividades espontâneas da população, além de esporte, cultura, lazer e entretenimento.
Segundo o decreto nº 16.732, assinado pelo prefeito Alexandre Kalil (PHS), as atividades serão realizadas aos domingos das 8h às 13h. O trânsito nas ruas e avenidas que vão receber o programa ficará interditado entre 6h e 15h. Somente veículos dos moradores e os autorizados para execução de ações previstas no programa poderão circular nos locais nesse período.
Leia Mais
Idosas inalam fumaça durante incêndio e são socorridas em BHTorcedores do Cruzeiro atiram garrafas e pedras contra PMs em Betim Kalil anuncia funcionamento pleno do Hospital do Barreiro e R$ 120 mi para obrasVaga de suspeito de fraude na UFMG não será usada para efeito de cota racialDomingo é dia de pedalar na Savassi pela Campanha Nacional de TrânsitoSavassi não vai sediar ''BH é da Gente'' neste domingoMaioria de turistas visita Minas por lazer, diz pesquisa Motorista bebe, passa mal, tomba ônibus, uma pessoa morre e nove ficam feridas na BR-050Ainda conforme o decreto, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer ficará responsável por cadastrar “pessoas físicas e jurídicas especializadas, com ou sem fins lucrativos, para a realização de atividades de natureza esportiva, cultural, recreativa e de lazer interessadas em atuar como colaboradoras do Programa BH é da Gente”.
O decreto também estabelece que “as atividades realizadas no âmbito do programa, com exceção de competições esportivas e outros eventos previamente licenciados, deverão ter caráter gratuito, sendo vedada a comercialização de produtos, bens e serviços ou a cobrança sobre os atendimentos oferecidos”.
Atualmente, atividades semelhantes são realizadas na Praça Diogo de Vasconcelos, no projeto “A Savassi é da Gente”, projeto piloto do novo programa.