O Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP) divulgou, na tarde desta quinta-feira, o balanço de operações realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SPSP) voltadas para segurança e mobilidade da população durante a partida final da Copa do Brasil. As ações foram realizadas por 24 horas, desde a manhã de quarta-feira até a manhã desta quinta-feira e incluíram a fiscalização, controle do trânsito e patrulhamento do evento, realizado no Estádio Mineirão.
De acordo com o balanço, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) recolheu oito toneladas de garrafas de vidro e de um caminhão de resíduos leves. Na manhã desta quinta-feira, a SLU iniciou a limpeza com água das vias no entorno do estádio.
A Guarda Municipal patrulhou o entorno do Estádio Mineirão e a Savassi, durante a transmissão do jogo na Praça Diogo Vasconcelos, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Três pessoas foram detidas e encaminhadas à delegacia por vender ingressos falsos do jogo, no Bairro São Luiz, próximo ao Mineirão.
A BHTrans, por sua vez, também enviou equipes de fiscalização, fazendo uma varredura nas vias de acesso ao estádio, para providenciar a remoção de veículos estacionados de forma irregular e em locais que pudessem comprometer a fluidez do trânsito. Para isso foi disponibilizado um reboque para veículos leves na parte da manhã e dois, para o período da tarde e noite.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie