Um pedestre que passava pelo local registrou o momento com a câmera do celular. O vídeo rapidamente repercutiu nas redes sociais e gerou preocupação nos motoristas que passaram pelo local, com a possibilidade de levar uma multa. No registro, é possível ver que o flash do detector dispara no momento em que os carros passam pelo sinal verde.
Em nota, a BHTrans esclareceu que o detector só é ativado quando o veículo ultrapassa a linha de retenção com o semáforo no foco vermelho. De acordo com a empresa, no caso exibido no vídeo, o detector não estava registrando infrações, apesar de o flash do equipamento estar disparando enquanto o semáforo estava verde. A BHTrans informou que o equipamento está com defeito e que o conserto já foi providenciado.
Ainda de acordo com a BHTrans, a legislação de trânsito brasileira exige que a imagem registrada pelo equipamento contenha as informações do veículo, como placa, marca e modelo, além da faixa de retenção e o foco vermelho do semáforo. Se esses elementos não estiverem presentes na imagem registrada, a multa não é processada.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie