Depois de uma manhã e início de tarde quente, os moradores de Belo Horizonte e cidades da região metropolitana enfrentam uma forte chuva nesta segunda-feira. Descargas elétricas e ventos fortes acompanham a precipitação. O temporal, acompanhado de granizo, provocou prejuízos com quedas de árvores sobre carros. Uma pessoa que estava dentro de um veículo, morreu. Alguns troncos, também interditam parte de vias públicas, o que provoca lentidão no trânsito. Os ventos chegaram a 85 quilômetros por hora.
Fez imagens ou vídeos da chuva de granizo em Belo Horizonte? Mande para o Estado de Minas por meio do whatsapp: 99918-4155
Leia Mais
Belo Horizonte tem previsão de chuva até quarta-feiraChuvas já dão partida para onda de queda de árvores em BHApós chuva, cratera se abre e carro cai em UberlândiaQueda de árvore mata uma pessoa na Rua Timbiras em BH Chuva de granizo provoca quedas de árvores em BHDefesa Civil emite alerta para risco de chuva de granizo em BHTrânsito deve sofrer alterações com o corte de palmeiras na Rua TimbirasBH tem tarde de chuva com possibilidade de granizo; Defesa Civil emite alerta Manhã em BH tem queda de árvore, problema no metrô e trânsito lento Morte de taxista durante temporal mostra fragilidades da arborização em BHCorpo de taxista que morreu atingido por árvore durante a chuva em BH é liberadoIdentificado taxista que morreu após ter carro atingido por árvore em BH Temporal causa destruição em aeroporto de Pará de Minas e tomba aviões Polícia Civil vai apurar morte de homem dentro de carro atingido por árvore em BH''O chão até tremeu'', diz homem sobre queda de árvore que matou motorista em BHA queda da árvore sobre o carro assustou as pessoas que passavam pelo local. “Estava subindo a Timbiras. Estava chovendo muito. Teve rajada forte que torceu a árvore. A primeira palmeira da direita caiu sobre o carro e atingiu as outras árvores. Teve um barulho muito forte, o carro abaixou e o pessoal saiu do prédio correndo”, afirmou Warley Eduardo, 42 anos.
Moradores da região, temem que outras árvores da via também caiam devido aos ventos e, diante do perigo, cobraram vistorias na área. Segundo o tenente Wanderson Mendonça, do Corpo de Bombeiros, esse trabalho é de responsabilidade da prefeitura.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram recebidas, até 16h15, 33 chamadas referentes a árvores. As ocorrências são de plantas caídas, ou com risco de queda, árvores tombadas em muros, entre outros. As chamadas foram nos bairros Sagrada Família, Horto, Prado, Funcionários, Barro Preto, Anchieta, entre outros.
Ocorrências parecidas se espalharam pela cidade. Na Rua Paraguaçu, no Bairro Prado, uma árvore também caiu sobre três veículos. Na Avenida Brasil, um carro também foi atingido por uma árvore de grande porte. Na Rua Platina, os troncos caíram e atrapalharam o trânsito.
Por meio das redes sociais, os moradores comentaram o retorno da chuva. “Está pra (Sic.) existir um tempo mais louco que de BH, mesma hora que tá um calor insuportável já muda querendo chover, volta sol, começa chuva de novo”, afirmou Pedru. “Começou a chover do nada de novo, BH é muito estranho quando o quesito é chuva”, disse Gilberto Jr. “Chuva aqui em BH não dura nem 2 min”, contou Andi Lin.
Tempo instável
A chuva vai continuar nesta semana em Belo Horizonte, e outras regiões de Minas Gerais.
As pancadas de chuva devem persistir até quarta-feira. Na quinta-feira, o tempo volta a ficar estável. No interior do estado, também há previsão de chuva para o Centro-Oeste, Alto Paranaíba, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Triângulo Mineiro. A instabilidade nessas regiões também permanece até a próxima quarta-feira..