Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente fizeram vistoria na Palmeira Imperial que caiu sobre um carro e matou o taxista Fábio Teixeira Mageste, de 35 anos, na Rua Timbiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O órgão informou que ela se 'encontrava saudável' e sem 'nenhum sintoma que levasse a indicação de sua supressão'. Uma das causas presumidas pela Secretaria para a queda são os ventos fortes.
Leia Mais
Identificado taxista que morreu após ter carro atingido por árvore em BH Polícia Civil vai apurar morte de homem dentro de carro atingido por árvore em BH''O chão até tremeu'', diz homem sobre queda de árvore que matou motorista em BHRegra que restringe a atuação de motoristas auxiliares poupa taxista idosoÁrvore cai sobre carro estacionado e atinge rede elétrica no Bairro BarrocaTrânsito deve sofrer alterações com o corte de palmeiras na Rua TimbirasAlerta de chuva é emitido pela Defesa Civil; confira recomendaçõesManhã em BH tem queda de árvore, problema no metrô e trânsito lento Corpo de taxista que morreu atingido por árvore durante a chuva em BH é liberadoMorte de taxista durante temporal mostra fragilidades da arborização em BHSegundo a PBH, a árvore é uma palmeira da espécie Caryota urens. A principal hipótese da queda foi a ventania que acompanhou o temporal. “ De acordo com a Defesa Civil, as rajadas de ventos passaram dos 60 km/h na região Centro-Sul da Capital, podendo ter atingido a velocidade de cerca de 85 km/h, no local. Em geral, ventos a partir de 50 km/h já representam riscos para árvores e outros tipos de elementos urbanos”, completou.
Outra árvore caiu na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte. Segundo a PBH, a espécie Ficus microcarpa, também estava saudável. Os ventos também foram apontados como as principais causas para a ocorrência.
De acordo com a PBH, atualmente BH tem aproximadamente 480 mil árvores em seus logradouros públicos. “Hoje, cerca de duas mil árvores, distribuídas entre as espécies munguba e paineira, estão sendo acompanhadas e monitoradas, na cidade, por causa da ocorrência de uma infestação do inseto conhecido como “besouro metálico” (Euchroma gigantea), que pode ocasionar o comprometimento dos sistemas estruturais destas árvores. Destas, 600 unidades já foram suprimidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as outras 1.400 estão sendo vistoriadas e, no caso da identificação de riscos de queda, serão suprimidas”, completou.
Morte do taxista
O incidente com as árvores aconteceu na tarde desta segunda-feira. Testemunhas informaram que a primeira palmeira caiu e puxou a fiação elétrica.