Os belo-horizontinos ainda sofrem com as consequências das fortes chuvas na capital registradas entre a tarde e a noite de segunda-feira. Bombeiros e BHTrans já registram quedas de árvores na manhã desta terça-feira. Também há semáforos em flash, o que deixa o trânsito lento em diferentes pontos da cidade. Em Contagem, uma queda de energia afetou o funcionamento da Estação do Metrô Eldorado.
Leia Mais
Morte de taxista durante temporal mostra fragilidades da arborização em BHÁrvore que caiu sobre táxi e matou motorista estava saudável, segundo prefeituraChuva de granizo provoca quedas de árvores e mata uma pessoa em BHProblema no metrô de Belo Horizonte atrasa viagensMinas Gerais já tem cinco mortos em menos de 24 horas de chuva Muro de escola desaba e fere 12 alunos em Montes Claros BH e região podem ter novas pancadas de chuva ainda hojeEm 24 horas, quase 50 árvores caíram em BH e região metropolitanaTrabalhadores rurais são atingidos por raio e morrem em Uberaba Barranco cede durante chuva e dois operários morrem soterrados em Juiz de ForaNesta manhã ainda há reflexos da queda de uma árvore na Rua Mato Grosso, esquina com a Avenida Bias Fortes. O acidente ocorreu às 15h de ontem, no Barro Preto, perto do Elevado Dona Helena Greco.
A BHTrans também recebeu um alerta de queda de árvore entre as ruas Juiz de Fora e Goitacazes, com uma faixa interditada. Outra árvore caiu na Rua Catumbi, via paralela à Avenida Carlos Luz. A empresa de trânsito também registra semáforos desligados ou em flash em diversos cruzamentos: na Avenida Pedro II com a Rua Espinosa; Avenida Pedro II com Rua Jaguarão,;Avenida Úrsula Paulino, em frente ao número 1.580; Rua Luzia Salomão com a Avenida Vilarinho, em Venda Nova, Rua Álvares Maciel com a Avenida do Contorno, no Bairro Santa Efigênia e na Avenida do Contorno com Avenida Afonso Pena. Técnicos já foram encaminhados aos locais para o reparo.
Por volta das 9h, um acidente sem vítimas dentro do Túnel da Lagoinha provocou um congestionamento na Avenida Cristiano Machado até a Feira dos Produtores.
METRÔ Uma falha de energia na rede pública de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, afetou a linha de bloqueio da Estação do Metrô Eldorado. Segundo a CBTU, para garantir a segurança dos passageiros e evitar a superlotação da plataforma, foi preciso realizar o controle de fluxo na estação. Assim, os funcionários estavam abrindo e fechando a plataforma. Por volta das 8h, uma equipe de manutenção já estava no local. Nas demais estações, os trens circulam normalmente.
Usuários do metrô publicaram fotos e vídeos nas redes sociais mostrando a situação na Estação Eldorado no início da manhã. Veja:
No fim da manhã, a CBTU divulgou uma nota explicando o ocorrido na Estação Eldorado. A situação foi normalizada por volta das 8h20.
"As fortes chuvas dessa madrugada (3/10) e a falta de energia registrada na rede que abastece parte do município de Contagem provocaram danos em cinco equipamentos instalados na linha de bloqueio da Estação Eldorado da CBTU-BH.
Apesar da ocorrência, a estação permaneceu aberta durante todo o período e não houve interrupção dos serviços, embora tenha sido necessário adotar o controle de fluxo logo no início da operação, entre 5h15 e 5h40 da manhã.
Para evitar prejuízos à população, a CBTU-BH acabou optando pelo uso do Bilhete Emergencial e realizando o embarque gratuito de usuários, garantindo mais segurança e agilidade no deslocamento de passageiros. Mais de 2400 usuários chegaram a embarcar gratuitamente no local.
Equipes de manutenção da Companhia já atuam na substituição dos equipamentos danificados e a Estação Eldorado segue aberta à população e operando normalmente, desde às 8h20 da manhã."
SEM LUZ Conforme a Cemig, ainda há pontos de Belo Horizonte sem energia elétrica nesta terça-feira, mas sem grandes blocos de clientes desligados. Entre os lugares nos quais os técnicos ainda trablham estão os bairros Barro Preto, Carlos Prates, Prado e Santo Agostinho.
Consumidores de Contagem, Betim e Santa Luzia também tiveram o fornecimento prejudicado com o temporal de ontem. Áreas rurais em Brumadinho e Mateus Leme também foram prejudicadas.
A maioria dos problemas foi causada por quedas de objetos sobre a rede, como telhados, galhos e árvores, e descargas atmosféricas. Técnicos da Cemig já estão nas ruas para fazer os reparos e a companhia espera normalizar a situação ao longo do dia.
Sobre a situação no metrô Eldorado, por meio de nota, “a Cemig esclarece que não tem registro de ocorrências naquela região”, diz.
.