Após o primeiro dia de temporal em Minas na qual em que apenas 10 minutos de chuva foram suficientes para matar uma pessoa, derrubar árvores, tornar o trânsito na capital mineira, além de provocar mais outras quatro mortes no interior, o período chuvoso 2017/2018 deve ficar mais próximo da normalidade, segundo a previsão meteorológica da Cemig. Nesta terça-feira, a companhia elétrica divulgou o plano de atendimento para os próximos meses.
Leia Mais
Minas Gerais já tem cinco mortos em menos de 24 horas de chuva Muro de escola desaba e fere 12 alunos em Montes Claros Em 24 horas, quase 50 árvores caíram em BH e região metropolitanaTrabalhadores rurais são atingidos por raio e morrem em Uberaba Morte de taxista durante temporal mostra fragilidades da arborização em BHCemig realiza operação de combate a 'gatos' no Bairro BuritisApagão atinge bairros na Região Noroeste de BH Massa de ar quente eleva temperatura em BH onde só deve chover após dia 20Chuva traz alto risco de mais quedas de árvores, que já causaram uma morte em BHTemporal desta segunda-feira provocou inundação em alguns setores da Santa Casa BH"A nossa expectativa para esse período chuvoso é dentro da normalidade ou, ligeiramente, acima em algumas regiões. A tendência é que a gente tenha o início do período um pouco mais abaixo. Mas, ao longo dos meses vai se recuperando e produzindo chuvas mais cheias e volumosas", explica Para explicar as ocorrências como a de ontem, em que uma palmeira trigêmea – uma raiz com três troncos – com 20 metros de altura caiu sobre um táxi, matando o motorista Fábio Teixeira Magestes, de 35 anos, no Bairro de Lourdes, na Região Centro-Sul de BH, o metrologista afirma que as tempestades são comuns, principalmente, no início dessa estação chuvosa. "Para outubro e início de novembro, esperamos temperaturas mais elevadas. Assim, com a umidade e a frente fria, novas tempestades podem acontecer", disse.
Ao contrário dos últimos dias, a partir de quinta-feira a tendência é de diminuição da a quantidade de tempestades até a próxima semana. Na penúltima e última semana de outubro, a expectativa é de maiores volumes.
INVESTIMENTO Neste ano, dependendo da previsão meteorológica e dos efeitos causados por uma tempestade, até 1.100 empregados e mais de 240 veículos podem ser acionados na RMBH. Além disso, a Cemig afirma continuar sendo a distribuidora de energia elétrica do Brasil com a maior central de atendimento a clientes da América Latina. O Fale com a Cemig – 116 funciona 24 horas por dia, com capacidade para fazer mais de 220.000 atendimentos por dia, inclusive por meio do atendimento eletrônico.
Com o intuito de minimizar os efeitos provocados pelas chuvas sobre o sistema elétrico, a Cemig anunciou que R$ 204 milhões foram investidos na melhoria e manutenção da rede de distribuição e no atendimento aos consumidores, sendo que R$ 41,1 milhões foram investidos apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). .