Se por um lado trouxe transtornos, prejuízos e provocou mortes, a chuva também ajuda evitar um outro problema: a crise hídrica. A Região Metropolitana de Belo Horizonte ficou um longo período de estiagem, que durou mais de três meses. Esse tempo foi o suficiente para causar a pior seca dos últimos 100 anos, segundo a Copasa. Mas, com as precipitações dos últimos dias, o Sistema Paraopeba, que abastece as cidades da Grande BH, teve alta. Ainda em pouca escala, mas que já dá um certo alívio.
Leia Mais
Chove em BH, mas crise hídrica ainda atinge 1,8 milhão de pessoas em MinasLongo período de seca faz a Grande BH ter a pior crise dos últimos 100 anosCopasa diz que não foi negligente em ações para conter crise hídrica em Bom DespachoBH tem tarde de chuva com possibilidade de granizo; Defesa Civil emite alerta Aumento de áreas irrigadas em Minas pode pressionar mananciais já comprometidosChuva ajuda e número de cidades mineiras em rodízio de água sai de 41 para 33Outubro tem previsão de mais temporais em Minas: saiba como se protegerChuva traz alto risco de mais quedas de árvores, que já causaram uma morte em BHA alta foi puxada pelo Reservatório do Sistema Rio Manso, o maior do Sistema Paraopeba, e Vargem das Flores. A primeira represa também estava com o volume em queda. Em 3 de setembro, o nível estava em 71,7%, e chegou a 65,8% nessa segunda-feira. Hoje, teve alta de 0,4 pontos percentuais, chegando a 66,2%.
Já Vargem das Flores, estava com 43,9% em setembro e foi para 38,2% no último sábado. No domingo, teve alta e chegou a 38,5%. Voltou a cair na segunda-feira para 38,4%, e hoje chegou a 38,8%. Outra represa do Sistema é o Serra Azul, que também estava com perda de água.
Mesmo que com um leve aumento, o retorno da chuva é comemorado pela Copasa. Na última semana, a Companhia afirmou que devido ao longo período de estiagem, a Região Metropolitana de Belo Horizonte passa pela pior crise dos últimos 100 anos. Mesmo assim, afirmou que o abastecimento está garantido por ao menos 10 meses. Informou, na ocasião, que os mananciais devem recuperar parcilamente os níveis no período chuvoso. .