Mais de 80 cidades de Minas Gerais contarão, a partir da próxima segunda-feira, com novos profissionais do Programa Mais Médicos, do governo federal. Os 126 médicos destinados ao estado serão recebidos nesta quinta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), e realocados nas cidades selecionadas.
A recepção será dividida em dois turnos. No período da manhã, 50 profissionais serão acolhidos na Cidade Administrativa, na Região de Venda Nova, das 10h às 12h. Já os 53 médicos intercambistas que chegarão no período da tarde serão recepcionados ainda no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Os outros foram recebidos em Brasília e seguiram direto para os municípios.
Participação brasileira
O programa, criado para a reduzir carência de profissionais da medicina no Sistema Único de Saúde (SUS), teve um aumento significativo da participação de médicos brasileiros. Segundo dado divulgado pelo Ministério da Saúde nessa terça-feira, o número aumentou 44% em menos de um ano. O dado foi divulgado pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em uma recepção aos 1.375 médicos formados no exterior.
O objetivo da pasta é ampliar a participação dos profissionais brasileiros, que atualmente é 45,6% do número total. Com os médicos graduados fora do país, o número chegou a 8.316 profissionais, que atuarão em 800 municípios de 25 estados, além do Distrito Federal.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie