Em virtude da gravidade do caso, foi montado um Sistema de Comando em Operações (SCO) no local, estrutura adotada para controlar os trabalhos de resposta a situações críticas. O coronel que comanda a 11ª Região de Polícia Militar acionou o comando-geral da PM pedindo apoio de aeronaves.
A Polícia Militar, inclusive, informou o encaminhamento de um dos feridos para Montes Claros às 12h20. A reportagem entrou em contato com a assessoria do Hospital João XXIII, mas ainda não há informações sobre a chegada de feridos em Belo Horizonte.
O crime aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, que fica no Bairro Rio Novo. Equipes de atendimento de saúde de cidades como Jaíba, Porteirinha, Mato Verde, Capitão Enéas e Montes Claros foram designadas para o local. Foi feito um chamado para apoio de médicos da região.
O governador Fernando Pimentel (PT) foi até Janaúba. Ele estava cumprindo uma agenda em Aimorés e assim que soube do fato ele solicitou mobilização intensa das forças de segurança e saúde do estado. Ele chegou ao município no início da tarde, segundo a assessoria de imprensa do governo de Minas. O presidente Michel Temer se manifestou pelo Twitter prestando solidariedade às famílias das vítimas. A Prefeitura de Janúba decretou luto de sete dias na cidade por conta da tragédia.