Jornal Estado de Minas

Temer lamenta tragédia com vigia que matou quatro crianças com fogo em Janaúba

O presidente Michel Temer lamentou a tragédia em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, onde um vigia ateou fogo e matou quatro crianças na creche Cemei Criança Inocente, na manhã desta quinta-feira. Segundo a PM, ao todo, são 26 vítimas. O homem está internado em estado grave.

“Lamento imensamente essa tragédia com as crianças em Janaúba (MG). Quero expressar a minha solidariedade às famílias”, publicou o presidente em sua conta no Twitter. “Eu que sou pai imagino que esta deve ser uma perda muitíssimo dolorosa. Esperamos que essas coisas não se repitam no Brasil”, finalizou.



A motivação do crime ainda não foi esclarecida. O homem, identificado pela Polícia Militar (PM) como Damião Soares dos Santos, de 50 anos, ateou fogo às crianças e depois no próprio corpo. Nove vítimas estão em estado grave, incluindo professoras e o autor. As crianças têm idades entre 4 e 6 anos.


Em virtude da gravidade do caso, foi montado um Sistema de Comando em Operações (SCO) no local, estrutura adotada para controlar os trabalhos de resposta a situações críticas. Pelo menos três aeronaves trabalham no resgate às vítimas.

O governador Fernando Pimentel (PT) está a caminho de Janaúba. Ele estava cumprindo uma agenda em Aimorés e assim que soube do fato ele solicitou mobilização intensa das forças de segurança e saúde do estado. Ele deve chegar ao município no início da tarde, segundo a assessoria de imprensa do governo de Minas.

Por meio de nota, divulgada no início da tarde, a presidente do Servas, Carolina Pimentel, lamentou a tragédia e disponibilizou equipe para ajudar os familiares das vítimas. "Meu coração está de luto.
Recebi, com profunda tristeza, a notícia da tragédia na creche 'Gente Inocente' em Janaúba. Às famílias e aos amigos, minha solidariedade. Estamos colocando toda equipe do Servas à disposição para que possamos ajudar essas famílias, amigos e comunidade. Que Deus conforte a todos neste momento de dor”, disse.

A Prefeitura de Janaúba decretou luto oficial de sete dias em função da tragédia e divulgou nota pedindo ajuda para os hospitais da cidade, que precisam de produtos para atender os feridos. “Os Hospitais Regional e FUNDAJAN precisam das seguintes doações: soro Fisiológico, Sulfadiazina de prata pomada, metoclopramida e dipirona injetável, além de água mineral, roupas para crianças e roupas de cama”, diz a nota.

O Hospital Regional de Janaúba fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, número 140, Bairro Veredas. Os telefones de contato são (38) 3821-1138 e o WhatsApp (38) 98428-0654.
Já o endereço do Hospital Fundajan é Avenida Santa Mônica, 349, no Bairro São Gonçalo. O telefone é  (38) 3821-1011.
.