A prefeitura de Janaúba, Norte de Minas Gerais, publicou na tarde desta quinta-feira, em sua página no Facebook, um apelo. "Neste momento de tamanha tristeza em nossa cidade, a Prefeitura Municipal de Janaúba solicita o apoio de todos para dar prosseguimento ao tratamento das vítimas hospitalizadas", publicou a administração. No momento, mais de 20 crianças estão sob observação.
De acordo com a publicação, os hospitais Regional e Fundajam necessitam de doações de:
- Luvas de procedimento
- Dipirona injetável
- Soro fisiológico
- Sulfadiazina de prata
- Agulha 40x12
- Agulha 25x8
- Jelco 24
- PVPI Tópico
- PVPI Degermante
- Tintura de Benjoin
- Morfina
- Seringa de 20 e 10ml
- Kit venoso de acesso central
- Tramadol
- Além de água mineral, roupas para crianças e roupas de cama
Leia Mais
O que se sabe sobre a tragédia em JanaúbaPolícia Civil: vigia que cometeu ataque em creche de Janaúba era obcecado por criançasPrefeitura de Janaúba decreta luto e pede doações para vítimas de vigia que queimou criançasVigia coloca fogo e mata crianças dentro de creche em Janaúba, no Norte de MinasSaiba como vigia agiu em creche matando crianças e professora queimadas em JanaúbaTransferência de vítimas de Janaúba para BH é adiadaComo muitas vítimas da tragédia perderam sangue, a Prefeitura de Janaúba também pede doações, que poderão ser realizadas no Hemocentro de Montes Claros.
A prefeitura decretou luto oficial de sete dias após a tragédia na creche Cemei Gente Inocente, na manhã desta quinta-feira.
O Hospital Regional de Janaúba fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 140, Bairro Veredas. Os telefones de contato são: (38) 3821-1138 e WhatsApp (38) 98428-0654. Já o endereço do Hospital Fundajan é Avenida Santa Mônica, 349, Bairro São Gonçalo. O telefone é (38) 3821-1011.
Conta oficial para recebimento de doações
Os dados divulgados pela Prefeitura de Janaúba para o recebimento de dinheiro para o atendimento às vítimas são:
Banco: 001 BB
Agência: 0935-0
C/C: 600-9
SOS Creche Criança Inocente
Doação de remédios e curativos
Doação de remédios e curativos
A Associação Brasileira de Estomaterapia; Estomias, Feridas e Incontinências (Sobest) está convocando enfermeiros e estomaterapeutas com experiência no tratamento de pacientes feridos em incêndios para ajudar no atendimento às vítimas.
Produtos para tratamentos de lesões e materiais para curativos também foram pedidos pela associação. Os profissionais que se interessarem em ajudar no atendimento às vítimas terão as despesas custeadas pela associação no deslocamento até Juatuba, onde uma equipe já presta serviços aos feridos.
As doações podem ser entregues na sede da Sobest, na Rua Antônio de Godoi, 35, sala 102, no Centro de São Paulo.
Doação de sangue
A Fundação Hemominas prestou solidariedade às vítimas da tragédia de Janaúba e esclareceu sobre a necessidade de doação de sangue. "Informamos que não há necessidade, no momento, do comparecimento em massa da população às unidades, em especial nos hemocentros de Montes Claros e Belo Horizonte, em função deste caso, ressaltando-se, todavia, a importância e necessidade permanente da doação de sangue."
O agendamento para doações, segundo a Hemominas, deve ser agendado pelo site da instituição, aplicativo MG App ou pelo telefone 155, na opção 8.
Servas recebe doações em BH
O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) está recebendo doações para os familiares das crianças que estão internadas no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, vítimas da tragédia em Janaúba. As famílias ficarão alojadas em casas de apoio e acolhimento e instituições filantrópicas próximas ao HPS.
As instituições precisarão de água mineral, alimentos, lanche, material de limpeza e de higiene pessoal e roupas de cama. As doações poderão ser encaminhadas para a sede do Servas, na Avenida Cristóvão Colombo, 683, Bairro Funcionários, Centro-Sul de BH.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.