A prefeitura de Janaúba, Norte de Minas Gerais, publicou na tarde desta quinta-feira, em sua página no Facebook, um apelo. "Neste momento de tamanha tristeza em nossa cidade, a Prefeitura Municipal de Janaúba solicita o apoio de todos para dar prosseguimento ao tratamento das vítimas hospitalizadas", publicou a administração. No momento, mais de 20 crianças estão sob observação.
De acordo com a publicação, os hospitais Regional e Fundajam necessitam de doações de:
- Luvas de procedimento
- Dipirona injetável
- Soro fisiológico
- Sulfadiazina de prata
- Agulha 40x12
- Agulha 25x8
- Jelco 24
- PVPI Tópico
- PVPI Degermante
- Tintura de Benjoin
- Morfina
- Seringa de 20 e 10ml
- Kit venoso de acesso central
- Tramadol
- Além de água mineral, roupas para crianças e roupas de cama
A orientação da prefeitura é que as doações sejam entregues à farmácia do Hospital Regional. "Toda ajuda será bem-vinda. Não postem nem compartilhem fotos. Isso só aumenta o sofrimento", disse a administração. "Janaúba precisa desse apoio."
Como muitas vítimas da tragédia perderam sangue, a Prefeitura de Janaúba também pede doações, que poderão ser realizadas no Hemocentro de Montes Claros.
A prefeitura decretou luto oficial de sete dias após a tragédia na creche Cemei Gente Inocente, na manhã desta quinta-feira. De acordo com a Polícia Militar (PM), um vigia colocou fogo e matou quatro crianças na instituição. A ocorrência mobiliza autoridades de segurança e saúde em todo o estado.
O Hospital Regional de Janaúba fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 140, Bairro Veredas. Os telefones de contato são: (38) 3821-1138 e WhatsApp (38) 98428-0654. Já o endereço do Hospital Fundajan é Avenida Santa Mônica, 349, Bairro São Gonçalo. O telefone é (38) 3821-1011.
Conta oficial para recebimento de doações
Os dados divulgados pela Prefeitura de Janaúba para o recebimento de dinheiro para o atendimento às vítimas são:
Doação de remédios e curativos
Doação de sangue
O agendamento para doações, segundo a Hemominas, deve ser agendado pelo site da instituição, aplicativo MG App ou pelo telefone 155, na opção 8.
Servas recebe doações em BH
*Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie