Mesmo com a grande comoção diante do ataque a creche Gente Inocente, em Janaúba, na Região Norte de Minas Gerais, pessoas aproveitam a situação para poder aplicar golpes. Por meio das redes sociais, várias mensagens com contas falsas têm circulado. O prefeito da cidade, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), alerta a população e diz que apenas uma conta, que está sendo monitorada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), está recebendo as doações. Também estão sendo aceitos a entrega de mantimentos e roupas para as famílias das vítimas.
Poucas horas depois da tragédia, várias mensagens começaram a ser compartilhada por meio de aplicativos de celular e também em redes sociais. Mas, apenas uma conta foi aberta para ajudar as famílias. “Ouvi falar que tem alguns aproveitadores, por isso é importante encaminhar para essa única conta, que é a monitorada pelo MPMG”, comentou o prefeito.
A conta oficial para doações é a do banco do Brasil, 001 BB, agência 0935-0, Conta Corrente (CC) 600-9.
De acordo coma Polícia Militar (PM) de Janaúba, moradores da cidade alertaram a corporação que estavam recebendo mensagens de Facebook e whatsapp com mensagens para doação. As contas seriam pessoais. A PM informou que nenhum boletim de ocorrência foi feito por causa desta situação.
Segundo o prefeito, as doações serão bem vindas para as famílias. “Todas as vítimas são de famílias de bairros de menor poder aquisitivo. São pessoas que precisam. Podem ser doados produtos perecíveis e roupas.
Leia Mais
'Eu vou dar picolé para vocês', disse vigilante antes de atear fogo em crecheConfira onde estão os feridos queimados em creche de Janaúba, no Norte de MinasPolícia interdita creche onde crianças morreram queimadas por vigia em JanaúbaAutoridades concedem entrevista sobre tragédia em creche de JanaúbaEmpresa de ônibus se disponibiliza a levar donativos às vítimas de JanaúbaCrianças vítimas de tragédia transferidas para o Odilon Behrens estão em estado graveMoradores prestam solidariedade a vítimas e familiares no Hospital João XXIIIMais duas crianças vítimas da tragédia em Janaúba morrem 'Ele não estava surtado', diz delegado sobre vigia que matou crianças queimadas em JanaúbaO ataque
As investigações apontam que o crime foi premeditado pelo vigia Damião Soares da Silva, de 50 anos. Testemunhas contaram que ele entrou no salão onde estavam as crianças e os funcionários da creche com uma mochila nas costas e um pote azul nas mãos.
No ataque, morreram sete pessoas: cinco crianças, uma professora, que tentou salvar os estudantes, e o próprio vigia. Outras 43 pessoas ficaram feridas e estão internadas em hospitais de Janaúba, Montes Claros e Belo Horizonte. .