A diarista Juelisa Cardoso Santos, de 43 anos, puxou ontem uma corrente de orações em frente ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) João XXIII pela memória das vítimas de Janaúba. Moradora do Bairro Caiçara, na Região Noroeste de Belo Horizonte, ela foi à instituição de saúde para oferecer solidariedade e abrigo aos pais das crianças do Norte de Minas em tratamento no local.
Leia Mais
Transtorno mental de vigia que matou crianças em Janaúba foi detectado há 3 anosHospitais lutam para salvar mais de 40 vítimas de incêndio em creche de JanaúbaCreche de Janaúba onde vigia matou crianças queimadas será demolidaMais duas crianças vítimas de Janaúba são enterradasReligiosos fazem oração e homenagens às vítimas de Janaúba em frente ao João XXIII
Dona Maria Geralda Ferreira, de 60, também foi ao local. Emocionada, ela contou que nasceu em Janaúba, a 547 quilômetros da capital, onde a vida jamais voltará ao normal depois da barbárie cometida pelo vigia da creche. A senhora também foi oferecer solidariedade. O mesmo fez um grupo de estudantes de enfermagem.
“É um momento difícil e viemos deixar uma mensagem de paz”, disse a universitária Gislange Cassimiro da Paixão, de 31. Ela e as amigas deram as mãos e, emocionadas, rezaram. Pessoas que passavam pelo local aderiram à prece.
O Servas informou que “as instituições precisam de água mineral, alimentos, leite, material de limpeza, itens de higiene pessoal e roupas de cama”. As doações poderão ser encaminhadas à sede do Servas – Avenida Cristóvão Colombo, 683 Bairro Funcionários.
A gerente de assitência social do Servas Elisângela Mendes, disse que haverá plantão neste fim de semana, das 10h às 15h. “Há necessidade de material de higiene pessoal, roupas de cama e banho e vestuário. Não serão aceitos medicamentos e material hospitalar.”
A viação de ônibus Saritur também está empenhada em ajudar a levar doações às vítimas em tratamento na rede hospitalar de Montes Claros, para onde foram encaminhados alguns feridos.
As garagens da viação também já recebem os donativos. Os doadores devem entregar os produtos embalados e com a informação de que são para as vítimas da barbárie em Janaúba. Aliás, em Montes Claros, oito famílias de crianças queimadas foram alojadas num imóvel cedido pelo´Colégio Marista.
OPORTUNISMO Apesar de toda a comoção, golpistas tentam se aproveitar da situação para ganhar dinheiro com a solidariedade de terceiros. Várias mensagens com contas bancárias falsas circulam nas redes sociais pedindo doação.
O prefeito de Janaúba, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), afirmou que apenas uma conta oficial, a qual é monitorada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), foi aberta para aliviar o sofrimento das vítimas. “Ouvi falar que tem alguns aproveitadores. Por isso, é importante encaminhar para esta única conta, que é monitorada pelo MPMG”, comentou o prefeito.
De acordo coma Polícia Militar do Norte de Minas, moradores de Janaúba alertaram a corporação sobre o golpe. Muita gente recebeu mensagens de contas bancárias que, em princípio, sejam pessoais. Porém, a PM informou que nenhum boletim de ocorrência foi registrado.
SERVIÇO
CONTA BANCÁRIA OFICIAL PARA DOAÇÕES
Banco do Brasil: agência 0935-0, Conta corrente (CC) 600-9.
CNPJ: 15.462027/0001-73.
ENDEREÇO DO SERVAS PARA DOAÇÕES
Avenida Cristóvão Colombo, 683, Funcionários
OBS: Neste fim de semana, doações das 10h às 15h
DOAÇÕES PARA QUE A SARITUR ENCAMINHE AO NORTE DE MINAS
Qualquer guichê ou garagem da viação Saritur no estado