Na continuidade dos tratamentos médicos e apoio às crianças e adultos feridos após o incêndio na creche Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas, o fim de semana começou com um misto de emoções na cidade e também em Belo Horizonte. Se por um lado a felicidade tomou conta de várias famílias com a saída de 16 crianças que estavam internadas na Fundajan, em Janaúba, e a solidariedade invadiu as duas cidades com apoios e doações de vários produtos, também houve momentos de tristeza. O dia foi marcado pela notícia da oitava criança morta na tragédia, elevando o número total de óbitos a 10, que também inclui a professora Helley Abreu Batista, de 43 anos, e o vigia que premeditou o crime, Damião Soares dos Santos, de 50. Talita Vitória Bispo, de 4, morreu no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, em BH, depois de ter sido transferida de Montes Claros. Além disso, parentes e familiares ficaram muito emocionados com os enterros de mais duas crianças – Yasmin Medeiros Salvino, de 4, e Cecília Davina Gonçalves Dias, com a mesma idade.
Leia Mais
Agressor que incendiou creche e matou crianças não fazia tratamento psiquiátricoPedreiros que trabalhavam perto da creche em Janaúba salvaram muitas criançasConfira a situação atualizada das vítimas do ataque em creche de Janaúba Dezesseis crianças vítimas de ataque em Janaúba recebem alta Mais duas crianças vítimas de Janaúba são enterradasParentes de feridos na creche em Janaúba passaram a noite em claro no João XXIIISepultamento de crianças queimadas em creche de JanaúbaVigia mata crianças dentro de creche em JanaúbaPerfil de uma heroína: quem era a professora que morreu salvando crianças na creche de JanaúbaLogo na manhã de ontem circulou a notícia em Janaúba de que haveria alta de crianças e por isso a alegria tomou conta das famílias de 14 delas. Outras duas que ficaram apenas em observação por ter inalado fumaça também foram liberadas. Após receber alta, as crianças foram colocadas numa van e levadas para suas casas. São famílias que moram em áreas mais carentes de Janaúba, nos bairros Rio Novo e Barbosa, que ficam em local próximo da creche Gente Inocente, unidade de educação onde tudo aconteceu e que está interditada desde sexta-feira.
TRISTEZA A felicidade das famílias de quem já está bem e pôde voltar para casa contrastou com mais uma notícia triste. Médicos confirmaram a morte da oitava criança queimada na tragédia. Talita Vitória Bispo, de 4, não resistiu no Hospital João XXIII, depois de chegar ainda na madrugada transferida de avião da Santa Casa de Montes Claros. Segundo o hospital, a garota teve 60% do corpo queimado e a situação dela era muito delicada.
O sentimento de tristeza também marcou a despedida de parentes e amigos das famílias de duas crianças que morreram na sexta-feira. Os corpos de Yasmin Medeiros Salvino e Cecília Davina Gonçalves Dias, ambas com 4 anos, foram sepultados sob forte comoção no Cemitério São Lucas, em Janaúba. Antes, foram velados nas casas das crianças, no Bairro Rio Novo. Cecília foi a primeira a ser enterrada. O sofrimento da família foi ainda maior, pois a garotinha chegou a ser dada como morta ainda na quinta-feira, mas as autoridades informaram que ela foi reanimada pelos médicos. A família chegou a preparar o velório, mas depois ficou sabendo que ela continuava viva e lutando pela vida. Cecília teve mais de 80% do corpo queimado.
Em seguida, houve o sepultamento de Yasmin. “Ela era uma criança muito alegre e extrovertida e gostava muito da creche.
A vez da solidariedade
Uma ação que contribui muito para o sentimento de alegria voltar a aparecer para as crianças vítimas da tragédia de Janaúba é a solidariedade das pessoas que estão fazendo doações. O hospital da Fundajan, em Janaúba, está recebendo uma grande quantidade de donativos para o atendimento às vítimas da tragédia, que inclui fraldas, remédios e principalmente produtos para pessoas queimadas e outros, como água mineral. O enfermeiro do hospital Thiago Rodrigues informou que está sendo feita uma triagem para a separação e contagem dos donativos. Um relatório com tudo o que foi recebido será produzido. O Ministério Público também anunciou que vai acompanhar a contabilização e distribuição dos donativos. Segundo Thiago, embora ainda não tenha a contagem, estão chegando produtos de todas as partes do Brasil a todo momento.
O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) também recebeu várias doações de itens como água mineral, alimentos, leite, material de limpeza, materiais de higiene pessoal e roupas de cama. O plantão de fim de semana da entidade, que fica na Avenida Cristóvão Colombo, 683, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH, continua hoje. Das 10h às 15h, a população pode levar os produtos que quiser doar na sede do Servas.
.