Leia Mais
'A gente desaba': médico fala sobre atendimento às crianças queimadas em JanaúbaTemer concede homenagem à professora morta em tragédia na creche de JanaúbaAgressor que incendiou creche e matou crianças não fazia tratamento psiquiátricoPrefeito de Janaúba visita vítimas internadas no Hospital João XXIIIDuas crianças vítimas de tragédia de Janaúba podem receber altaMEC vai repassar recurso para construção de nova creche em Janaúba, diz deputadoBombeiros evacuam Shopping Barroca após princípio de incêndio Criança vítima de tragédia em creche de Janaúba recebe altaCruz Vermelha vai doar brinquedos para famílias de JanaúbaIncêndio em residência deixa um morto em Conselheiro LafaieteCarro tem pane elétrica e pega fogo na BR-356, no BelvedereValéria trabalhava como cantineira na creche e ajudou a resgatar muitas crianças durante o incêndio. Elton é trabalhador rural aposentado. Ele passava em frente a creche na manhã de quinta-feira quando viu o desespero das professoras e crianças e entrou no interior do imóvel em chamas para tentar salvar as vítimas.
Os dois pacientes continuam internados no Hospital Regional e o quadro, de acordo com o médico Marcos Vinícius Reis Gomes, embora grave, é estável. Elton e Valéria estão no CTI porque precisam de maior assistência. “Durante o incêndio na creche houve combustão de materiais como PVC, cortinas e colchões, que liberaram toxinas inaladas pelas pessoas em contato com a fumaça. A reação tóxica e inflamatória nesses casos não necessariamente ocorre imediatamente após o contato com a fumaça. Essa reação é esperada em até 72 horas após o ocorrido. Foi o que aconteceu com os dois pacientes”, explica.
A mãe de Valéria, Rita Ramos de Souza, de 53 anos, disse que está esperançosa em relação à recuperação da filha.
Segundo o médico, as pessoas podem apresentar nesse período sintomas como tosse, rouquidão e falta de ar, como os dois pacientes internados. Algumas podem apresentar reações mais graves.
A diretora do hospital, Lilian Goncalves Tolentino, informou que, desde o incêndio na creche, oito pessoas foram à unidade buscar atendimento. Elas passaram por avaliação, receberam orientações e foram para casa. Os médicos recomendam que quem apresentar esses sintomas devem retornar ao hospital imediatamente para receber atendimento preventivo.
Elton e Valéria são as duas únicas vítimas da tragédia que continuam internadas em um hospital de Janaúba. Outras vítimas mais graves foram encaminhadas aos hospitais de Montes Claros e BH.
Na manhã desta segunda-feira também foi informada a morte de Matheus Felipe Rocha Santos, de 5 anos, que tinha sido transferido da Santa Casa de Montes Claros para o Hospital João XXIII no sábado.
Já o número de feridos chega a 25, já que os 23 que seguem em tratamento nas cidades de Montes Claros e Belo Horizonte ganharam a companhia dos dois que estão sendo atendidos no Hospital Regional de Janaúba.
Veja o quadro clínico dos nove pacientes que estão internados na Santa Casa de Montes Claros:
- Ycaro Rafael da Silva Borges, 4 anos - paciente estável, respirando sem a ajuda de aparelhos;
- Jéssica Morgana Silva Santos, 23 anos - paciente grave, respirando com a ajuda de aparelhos;
- Nicole Mariah Ferreira Santos, 6 anos - paciente estável;
- Maisa Gabriely de Jesus, 3 anos - paciente estável;
- Thiago Felipe Medeiros, 4 anos - paciente estavel;
- Ruan Emanuel, 5 anos - paciente estável;
- Lucas Gabriel Martins, 4 anos - paciente estavel;
- Maria Vilma Pinheiro Lima, 51 anos - estável;
- Patrick Samuel Lourenço Souza, 3 anos - paciente estável.
.