Jornal Estado de Minas

MEC vai repassar recurso para construção de nova creche em Janaúba, diz deputado


Os moradores de Janaúba, na Região Norte de Minas Gerais, devem receber recursos para a construção de uma nova creche no lugar da Gente Inocente. O Ministério da Educação (MEC) vai destinar verba para a construção do imóvel, segundo o deputado Fábio Ramalho (PMDB/MG), vice-presidente da Câmara e coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional.

A notícia pode aliviar um pouco a dor e o sofrimento de famílias de Janaúba, que ainda vivem a angústia da tragédia que já deixou 11 mortos no município, sendo nove crianças, a professora Heley de Abreu Silva Batista e o autor do ataque. Segundo Fábio Ramalho, o ministro da Educação, José Mendonça Filho, sinalizou positivamente com apoio para a construção da nova unidade.

A creche vai mudar totalmente suas características, para evitar que as crianças se lembrem do local onde aconteceu a tragédia. O prefeito da cidade, Carlos Isaildon Mendes (PSDB), confirmou que a escola vai receber o nome da professora Heley de Abreu, morta no incêndio. Ela é considerada uma heroína, pois mesmo com o corpo em chamas, entrou em luta corporal com o vigia Damião Soares dos Santos, de 50, autor do ataque. Além disso, salvou crianças do incêndio.

Ainda de acordo com Fábio Ramalho, foi acertado com o presidente Michel Temer a destinação de R$ 1 milhão para o custeio de hospitais de Janaúba, e outros R$ 2 milhões especificamente para o Hospital João XXIII, que é referência em tratamento de queimados e está atendendo às vítimas mais graves da tragédia em Janaúba.

Feridos  Em razão da entrada de mais dois feridos em hospital de Janaúba, o número de pessoas que ainda recebem atendimento médico se manteve em 24, já que o garoto Matheus Felipe Rocha Santos faleceu e Lucas Gabriel dos Santos, de 4 anos, teve alta da Santa Casa de Montes Claros. Além dos dois internados no Hospital Regional de Janaúba, oito estão na Santa Casa de Montes Claros e um, no Universitário de Montes Claros. Os outros 13 estão na capital, sendo oito no João XXIII, três no Odilon Behrens e dois no Infantil João Paulo II.

O cirurgião plástico e coordenador da Unidade de Tratamento de Queimados do João XXIII, Marcus Mafra, informou ontem que duas das seis crianças internadas no hospital estão conscientes e poderão, em breve, receber alta.
Outras duas estão em condição intermediária, e o restante está com quadro grave. Mafra também informou que a situação das duas mulheres que seguem internadas na unidade é grave. .