Jornal Estado de Minas

Prefeito de Janaúba visita vítimas internadas no Hospital João XXIII

O prefeito de Janaúba Carlos Isaildon Mendes (PSDB) visitou na tarde desta segunda-feira os pacientes vítimas da tragédia da última quinta-feira que estão internados no hospital João XXIII, no Bairro Santa Efigênia, Região-Centro de Belo Horizonte. O hospital recebeu vítimas graves do incêndio criminoso que aconteceu na quinta-feira, dia 5 de outubro. Em Belo Horizonte, outros dois hospitais estão prestando atendimento.

"Visitei e conversei com todos os pais das crianças. E assim, eu volto tranquilo, porque em termos de atendimento, eu não tenho dúvidas que eles estão no que há de melhor no país. A minha grande preocupação é que as famílias tenham o atendimento necessário e estão tendo aqui. Assim, como também terão em Janaúba em seu retorno", contou o prefeito. Ele também adiantou que, possivelmente, até amanhã, duas vítimas receberão alta.


Ainda segundo o prefeito, os adultos vão passar ainda por cirurgias e sessões de hemodiálise. Ele ainda pontuou que Damião Soares dos Santos, 50 anos, era um funcionário efetivo da prefeitura e que entrou por concurso público. Ele não havia registros de passagem pelo centro de atenção psicossocial. "Não havia nenhum motivo que nos levasse a suspeitar que algo dessa natureza iria acontecer. Nós atribuímos isso a um atentado", afirmou. Dentro de, no máximo, 80 dias, a creche será reinaugurada. A reforma será feita com recursos totalmente doados pela classe empresarial de Montes Claros e Janaúba.
Ele confirmou que a nova creche receberá o nome da professora Heley Abreu, de 43, que salvou muitas crianças.

ALVARÁ Anteriormente, foi constatado que a creche não tinha extintor, sistema anti-incêndio e nem alvará dos Bombeiros. Ao ser questionado sobre o assunto, Isaildon respondeu que a prefeitura receberá um diagnóstico de toda situação e que "não irão medir esforços para fazer tudo o que for possível para dar o melhor atendimento possível a todas as crianças."

"Lamentavelmente, talvez, alguém tivesse que pagar com a vida para que o país agora passe a ter mais segurança. Janaúba não é diferente da maioria dos municípios, que tem essas deficiências. Mas, hoje, nós recebemos em Janaúba o senador Magno Malta, acompanhado do Ministério Público com a equipe do Corpo de Bombeiros, e eles já iniciaram uma vistoria em todas as creches", concluiu.

 Número de mortes cresce
 
Morreu, na madrugada desta segunda-feira, o menino Mateus Felipe Rocha Santos, de 5 anos, vítima do vigia que ateou fogo em crianças na creche Gente Inocente. Com ele, chega a 9 o número de crianças mortas na tragédia, que também resultou na morte de uma professora e do agressor. Matheus estava internado no Hospital João XXIII.
A criança morreu às 4h, segundo a prefeitura de Janaúba. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento do menino.

Ele e Thallyta Vitória Bispo de Oliveira Barros, de 4 anos, foram transferidos juntos de Montes Claros para BH no sábado. A menina morreu nesse fim de semana. Os pais de Matheus e uma tia chegaram ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte ainda na manhã desta segunda-feira.

 A tragédia

 Na quinta-feira, dia 5 de outubro, o vigia do Centro Educacional Gente Inocente, em Janaúba, ateou fogo a si mesmo e às crianças e funcionários da creche. De acordo com a Polícia Civil, Damião Soares premeditou o crime, que aconteceu três anos após a morte de seu pai. Ainda segundo a polícia, o homem tinha transtorno psicológico. .