O prefeito de Janaúba Carlos Isaildon Mendes (PSDB) visitou na tarde desta segunda-feira os pacientes vítimas da tragédia da última quinta-feira que estão internados no hospital João XXIII, no Bairro Santa Efigênia, Região-Centro de Belo Horizonte. O hospital recebeu vítimas graves do incêndio criminoso que aconteceu na quinta-feira, dia 5 de outubro. Em Belo Horizonte, outros dois hospitais estão prestando atendimento.
Leia Mais
Duas crianças vítimas de tragédia de Janaúba podem receber altaMEC vai repassar recurso para construção de nova creche em Janaúba, diz deputadoCruz Vermelha vai doar brinquedos para famílias de JanaúbaMais duas pessoas passam mal e são internadas após incêndio em creche de JanaúbaSobe para 9 número de crianças mortas em incêndio em creche de Janaúba'A gente desaba': médico fala sobre atendimento às crianças queimadas em JanaúbaSenador visita Janaúba e cobra rigor na prevenção de incêndios em creches'Ele fez isso por perversidade', diz delegado sobre vigia que ateou fogo em crecheAinda segundo o prefeito, os adultos vão passar ainda por cirurgias e sessões de hemodiálise. Ele ainda pontuou que Damião Soares dos Santos, 50 anos, era um funcionário efetivo da prefeitura e que entrou por concurso público. Ele não havia registros de passagem pelo centro de atenção psicossocial. "Não havia nenhum motivo que nos levasse a suspeitar que algo dessa natureza iria acontecer. Nós atribuímos isso a um atentado", afirmou. Dentro de, no máximo, 80 dias, a creche será reinaugurada. A reforma será feita com recursos totalmente doados pela classe empresarial de Montes Claros e Janaúba.
ALVARÁ Anteriormente, foi constatado que a creche não tinha extintor, sistema anti-incêndio e nem alvará dos Bombeiros. Ao ser questionado sobre o assunto, Isaildon respondeu que a prefeitura receberá um diagnóstico de toda situação e que "não irão medir esforços para fazer tudo o que for possível para dar o melhor atendimento possível a todas as crianças."
"Lamentavelmente, talvez, alguém tivesse que pagar com a vida para que o país agora passe a ter mais segurança. Janaúba não é diferente da maioria dos municípios, que tem essas deficiências. Mas, hoje, nós recebemos em Janaúba o senador Magno Malta, acompanhado do Ministério Público com a equipe do Corpo de Bombeiros, e eles já iniciaram uma vistoria em todas as creches", concluiu.
Número de mortes cresce
Morreu, na madrugada desta segunda-feira, o menino Mateus Felipe Rocha Santos, de 5 anos, vítima do vigia que ateou fogo em crianças na creche Gente Inocente. Com ele, chega a 9 o número de crianças mortas na tragédia, que também resultou na morte de uma professora e do agressor. Matheus estava internado no Hospital João XXIII.
Ele e Thallyta Vitória Bispo de Oliveira Barros, de 4 anos, foram transferidos juntos de Montes Claros para BH no sábado. A menina morreu nesse fim de semana. Os pais de Matheus e uma tia chegaram ao Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte ainda na manhã desta segunda-feira.
A tragédia
Na quinta-feira, dia 5 de outubro, o vigia do Centro Educacional Gente Inocente, em Janaúba, ateou fogo a si mesmo e às crianças e funcionários da creche. De acordo com a Polícia Civil, Damião Soares premeditou o crime, que aconteceu três anos após a morte de seu pai. Ainda segundo a polícia, o homem tinha transtorno psicológico. .