O Dia das Crianças teve um destaque a mais para quem foi passear na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O motivo é a exposição “Jardins Móveis”, dos artistas Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, que transformou parte do espaço público em uma “praça dos dinossauros”, com figuras pré-históricas, além de outros animais montados em armações de ferro cheias de brinquedos infláveis.
“Não podia ser melhor, pela data de hoje”, disse a universitária Carla Dunck, de 27 anos, que foi ao local com o filho Noah, de apenas 9 meses. A irmã dela, que veio da Anápolis (GO) para visitá-la e ao sobrinho, no papel de “tia coruja” apontava para cada uma das peças coloridas. “Estou me sentindo criança. Muito boa a ideia desta exposição."
Os irmãos Bernardo, de 4, e Lucas, 2, que foram passear na praça com a avó Leda Quadros, de 50, elegeram o dinossauro como o preferido. “Olha, tem uma arara ali! Tem também o Homem-Aranha”, disse Bernardo, examinando os brinquedos infláveis que compõem a obra. “Frequento a praça e achei legal esta intervenção. Trouxe um efeito visual que deixou o ambiente mais bonito”, assinalou Leda.
Empolgação também do gráfico Clayton Teixeira Araújo, de 43, acompanhado das filhas Nicole, de 9, e Maria Clara, de 5.
Quem não se cansou de tocar nas peças e nos brinquedos infláveis dentro das armações foi o pequeno Bernardo, de 1 ano, que a cada descoberta sorria e dizia aquelas palavras compreendidas apenas pelos pais, o casal de professores universitários Fernando Chaib, de 34, e Andreia Marques, de 32. “Viemos da Pampulha passear, sem qualquer pretensão. Não sabia da exposição, que é uma excelente iniciativa, principalmente para as crianças interagirem. Mostras como esta deveriam ser comuns nos espaços públicos”, sugeriu Chaib.
Zoo diferente
A mostra “Jardins Móveis” foi aberta no domingo e vai até 12 de novembro, em parte da Praça da Liberdade, no entorno do Memorial Minas Gerais Vale, que promove o evento. São 13 esculturas montadas em estruturas de ferro moldado, sendo quatro dispostas no memorial e nove na praça, com dimensões que chegam a 10 metros de altura por 15 metros de comprimento e três de largura.
Para as crianças, e adultos que voltam no tempo, é um passeio por um “bosque encantado”, onde os visitantes encontram grandes esculturas coloridas elaboradas a partir de 4 mil bichos e outros objetos infláveis que ganharam novos significados. A proposta inusitada dos artistas visuais deu origem à mostra que convida à fantasia e ao mesmo tempo à reflexão sobre a relação entre a natureza e o consumo. Apresentada em parques na Cidade do México, em 2007, e em Lausanne (Suíça), em 2016, a exposição foi recebida no Brasil pelo Museu Vale, em Vila Velha (ES), e agora está num dos principais pontos turísticos da capital mineira.
PROGRAME-SE
JARDINS MÓVEIS
Locais: Memorial Minas Gerais Vale e Praça da Liberdade
Período: de 8 de outubro a 12 de novembro
ACESSO GRATUITO
Endereço: Praça da Liberdade, 640, esquina de Rua Gonçalves Dias
Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.
www.memorialvale.com.br