A proposta prevê a construção de uma unidade de educação infantil moderna no terreno onde funcionava o Gente Inocente. No incêndio, provocado pelo vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, um dos mortos na ocorrência, as instalações da creche foram comprometidas. Está previsto que o novo Cemei será batizado com o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista, de 42, que morreu e foi considerada heroína no episódio, pois mesmo com o corpo em chamas não desistiu de retirar alunos da sala que se incendiava.
Leia Mais
Menino ferido em incêndio na creche de Janaúba recebe alta em Belo HorizonteDuas crianças feridas em creche de Janaúba deixam Hospital Odilon BehrensSenador visita Janaúba e cobra rigor na prevenção de incêndios em crechesIntegração da Fazenda Samambaia aumenta área do Parque Estadual do SumidouroConfira o estado de saúde das vítimas da tragédia de Janaúba ainda internadasFamília de professora morta em Janaúba fala de sua devoção a Nossa Senhora AparecidaDois dias depois da tragédia, o EM informou que o prefeito Carlos Isaildon Mendes tinha a intenção de apagar da paisagem da cidade o cenário do massacre, demolindo o prédio da Creche Gente Inocente para dar lugar a outro imóvel, com aspecto moderno. “O novo prédio será totalmente descaracterizado. Queremos que os alunos apaguem da memória a triste imagem do que ocorreu ali”, disse o administrador, na ocasião.
Vistoria de militares do Corpo de Bombeiros no prédio incendiado, além de verificar que a estrutura foi abalada pelo fogo, com necessidade de intervenção, constatou que o imóvel não apresentava sistema de proteção contra incêndio, como na maioria das pequenas escolas e creches de municípios do interior.
Para a construção do novo Cemei, que deve abrigar até mais que as 75 crianças dos bairros Rio Novo e dos Barbosa que estavam matriculadas na Gente Inocente, a prefeitura recebeu o apoio de empresários que pediram anonimato.
Enquanto a nova sede não fica pronta, os alunos serão distribuídos em outras unidades de ensino. O prefeito revelou que, além do grupo encarregado da construção do novo prédio, representantes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) se ofereceram para contribuir com projeto. Ainda segundo Isaildon, o governador Fernando Pimentel também assumiu o compromisso de ajudar o município na recuperação dos danos causados pelo incêndio e na assistência à população.