As 14 telas de Cândido Portinari (1903-1962) que ficam na Igreja de São Francisco de Assis, a Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte, serão retiradas nesta terça-feira para um processo de restauração. No mês que vem, o templo será fechado para reformas.
Leia Mais
Polícia Civil indicia pichador da igrejinha da PampulhaIphan recomenda a retirada de quadros de Portinari da Igrejinha da PampulhaIgrejinha da Pampulha dá mais sinais de deterioração, com quebra de vidraçaAtraso encarece restauro da Igrejinha da Pampulha em R$ 400 milQuadro do século 18 é apresentado após cinco meses de restauraçãoApós retirada de telas de Portinari, Igrejinha da Pampulha será fechada para reformaConselho Tutelar de Juiz de Fora critica vídeo de drag queen em colégio infantil da UFJFDiante disso, eles vão aproveitar o período para restaurar as obras que retratam as estações da Paixão de Cristo, conforme a tradição católica. O trabalho será feito pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor), da Escola de Belas Artes da UFMG.
A retirada será realizada com reforço na segurança e escolta.
Ainda segundo a Arquidiocese da capital, todo o processo será acompanhado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha). .