Jornal Estado de Minas

Alunos de creche Gente Inocente voltam às aulas nesta quinta-feira em Janaúba

Marido da professora Heley de Abreu Silva Batista discursa na Câmara Municipal - Foto: Câmara Municipal de Janaúba/DivulgaçãoCrianças matriculadas do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Gente Inocente Gente Inocente, em Janaúba, Norte de Minas Gerais, voltam às aulas na manhã desta quinta-feira, segundo a prefeitura. O retorno acontece cerca de 15 dias depois da tragédia provocada pelo vigia Damião Soares dos Santos, de 50 anos, que ateou fogo à unidade, se matando e provocando a morte de nove crianças e de uma professora, além de ter deixado mais de 40 feridos. O crime ocorreu em 5 de outubro.

Ao todo, eram 75 crianças matriculadas na unidade de ensino que atendia aos bairros Rio Novo e dos Barbosa. Os alunos serão distribuídos em outras unidades de ensino enquanto a nova sede não fica pronta.

A nova creche, que receberá o nome da professora Heley de Abreu Silva Batista, morta enquanto salvava as crianças, tem previsão de abertura no início de 2018. Ela atenderá às normas de segurança e prevenção a incêndio, ao contrário da antiga construção, que não tinha alvará nem equipamento de proteção e combate ao fogo. Porém, o número de vagas será reduzido de 75 para 40, para se adequar às regras.




HOMENAGEM Na noite de terça-feira, Heley de Abreu foi homenageada na Câmara Municipal de Montes Claros, que lembrou 23 educadores que prestaram serviços relevantes à comunidade. Conforme a Câmara, o  Diploma de Mérito Educacional Professora Yvonne de Oliveira Silveira foi entregue à família da professora, representada pelo marido, Luiz Carlos Batista e o irmão dela, Marcone abreu Silva. A secretária de Educação de Janaúba, Luzia Angélica de Fátima e a diretora da creche Gente Inocente, Aline Cristina Mendes Santos, também participaram da cerimônia.
.