Jornal Estado de Minas

Incêndio atinge Pico da Cartucha e moradores temem que fornecimento de água seja comprometido

Um incêndio de grandes proporções atinge o Pico da Cartucha, em Mariana, Região Central de Minas, desde a última quinta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, o fogo já atinge 3 km de vegetação. Porém, devido ao grande número de ocorrências na região, os bombeiros tem dificuldades em conter as chamas.

O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto atende várias cidades na Região Central do estado, dentre elas estão Mariana, Itabirito e Diogo Vasconcelos. Segundo a corporação, pelo menos 15 incêndios foram registrados na tarde desta sexta-feira e, devido ao número limitado de guarnições, a prioridade é combater focos que ofereçam riscos à população. Nos distritos de Antônio Pereira e Santa Rita Durão, por exemplo, as chamas ameaçam atingir as residências.

A corporação informou que o incêndio no Pico da Cartuxa acontece em mata fechada e, por isso, o efetivo está empenhado em outros focos. Enquanto isso, os moradores da região temem que uma adutora, estrutura que faz parte da rede de fornecimento de água, seja atingida e comprometa o abastecimento da cidade. De acordo com a moradora Marianna Monteiro, a cidade está com fuligem de fogo e parecendo nublada por causa da fumaça.
"Desde a tragédia na cidade, estamos passando por dificuldades com o racionamento de água. Esse foco de incêndio afeta a população, sendo que a nossa água está sendo prejudicada", comentou.

Na manhã desta sexta-feira, o vereador Juliano Duarte, publicou em sua rede social um alerta à população de Mariana. Segundo ele, o fogo que se alastrou na mata atingiu um manancial de captação de água da cidade e o fornecimento será comprometido em algumas regiões. "Estamos nos aproximando do final de semana, onde o consumo de água se torna ainda maior. A SAAE Mariana reforça, mais uma vez, a importância de quem está tendo o abastecimento em usar água apenas para os serviços essenciais, evitando desperdício", escreveu o vereador no post.

A reportagem do em.com.br tentou contato com a Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pelo abastecimento da cidade, mas não obteve resposta.

OUTROS CASOS A Serra da Moeda também foi atingida por um novo incêndio nesta semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, o foco está em um local de difícil acesso e o trabalho de controle ainda deve durar alguns dias.
Nesta sexta-feira, 28 bombeiros e 21 brigadistas trabalharam para combater as chamas.

Ainda segundo os bombeiros, esse é o segundo incêndio na serra nesta semana. Ainda não há informações sobre o total de área queimada.

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.