Belo Horizonte começou a tarde desta segunda-feira com pancadas de chuva em diversas regiões da capital. De acordo com a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil de Belo Horizonte, chove nas regionais Leste, Centro-Sul, Noroeste e Pampulha. O órgão emitiu um alerta de pancadas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento de até 60km/h. O alerta é válido até às 9h desta terça-feira e o volume esperado de chuva é de 20mm a 40mm.
Ainda segundo a Defesa Civil, há possibilidade de ocorrência de granizo nas regionais Leste e Centro-Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada nesta segunda-feira foi de 20,9ºC e a máxima 30,2ºC, na Regional Pampulha. A umidade relativa do ar ficou em 33%.
Com as chuvas, o nível de água de rios e córregos da capital subiram. O nível do Ribeirão do Onça, também conhecido como córrego do onça, próximo ao Bairro Ribeiro de Abreu, na Região Nordeste da capital, preocupa os moradores da região. Os alagamentos nas redondezas do ribeirão são constantes em períodos de chuva. De acordo com a Defesa Civil, todos os córregos da cidade estão operando dentro da sua capacidade operacional e não há riscos de transbordar.
Durante o período de chuvas, a Defesa Civil alerta para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores ou estacionem veículos próximos a elas, para evitar acidentes como aqueles que ocorreram no início do mês, em que a queda de uma árvore provocou a morte de um taxista. Recomenda-se também evitar áreas de inundação e ruas sujeitas a alagamentos, próximas a córregos e ribeirões, já que o nível da água pode subir, causando transbordamentos. Se estiver em casa, a Defesa Civil recomenda não tocar em aparelhos ligados à rede elétrica, nem ficar próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas.
* Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa