Uma operação de combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado foi deflagrada nesta manhã pela Polícia Militar pelo Ministério Público de Minas Gerais no aglomerado Vila Ideal, em Ibirité, na Grande BH.
A força-tarefa também teve ramificações em Belo Horizonte, Contagem e São Joaquim de Bicas, na região Metropolitana e em Dionísio, Central do estado. Denúncias anônimas de moradores ajudaram as autoridades policiais e judiciais a identificarem, localizarem e prenderem os suspeitos.
De acordo com a PM, 500 policiais estiveram empenhados e cumpriram 18 mandados de busca e apreensão, de prisão e condução coercitiva. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) também atuou na operação.
Dezoito pessoas foram presas, dentre elas um menor de idade. Também houve apreensão de muitos pinos de cocaína, diversas buchas de maconha e de carros. As drogas recolhidas ainda são contabilizadas.
Armas, celulares e rádios comunicadores também foram apreendidos pelos policiais durante a operação que segue em andamento. Os detidos são suspeitos de cometerem assaltos, sequestros e de comandarem o tráfico na região do Bairro Vila Ideal, em Ibirité. Comerciantes e moradores da região eram extorquidos pelos suspeitos, que chegavam a cobrar pedágio para circulação em algumas ruas do Bairro.
Esta foi a terceira fase da operação que já prendeu, em períodos anteriores, dois traficantes apontados como "chefes" da quadrilha que atua na região e já fechou um laboratório de refino de cocaína e de embalagem de maconha.