Familiares de vítimas e socorristas que ajudaram no salvamento das vítimas da tragédia na creche Gente Inocente, em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, foram homenageadas pelo governador Fernando Pimentel e a primeira-dama do estado, Carolina Pimentel. Nessa quarta-feira, eles entregaram ao grupo a Medalha Santos Dumont, nos graus Ouro e Bronze, como forma de reconhecimento à dor e a luta dos envolvidos. A cerimônia foi realizada no Palácio da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Em 5 de outubro, o vigia da creche Damião Soares do Santos, entrou no imóvel e ateou fogo ao próprio corpo e às crianças que estavam no local. Professoras e funcionárias também foram atingidas. Ao todo, 11 pessoas morreram.
Leia Mais
Mais duas crianças vítimas da tragédia em Janaúba recebem alta Equipe que atendeu vítimas de incêndio na Boate Kiss visita médicos em JanaúbaClima de emoção marca retorno de crianças às aulas em JanaúbaUm mês após tragédia em Janaúba, famílias tentam lidar com a saudade Adolescente é morto a tiros em Nova LimaSargento reage a tentativa de assalto, mata suspeito e prende outro em Venda NovaDe acordo com o governo de Minas, Pimentel diz que a medalha demonstra o respeito e apreço de Minas Gerais aos envolvidos na tragédia, sejam equipes de salvamento às vítimas, parentes das crianças ou funcionários da escola e dos hospitais onde as vítimas foram atendidas. “O dia 24 de outubro é dia da Medalha Santos Dumont, mas as condições de tempo não nos permitiram chegar à cerimônia em Santos Dumont. Então, aqui no Palácio da Liberdade prestamos homenagem aos nossos heróis, uma delas pós-morte, aos bombeiros, policiais, funcionários da creche e do hospital. Eles recebem hoje a gratidão de Minas Gerais. As vidas que se perderam não teremos de volta, mas a memória delas sim”, declarou o governador.
Luiz Carlos Batista disse que a condecoração a Heley celebra, mesmo que de forma triste, sua vocação para a docência. “Essa homenagem não é só para ela, com quem fui casado durante 20 anos. É para todos que estiveram na creche no momento do incêndio, durante o resgate. Ela teve um ato de bravura e espero que o seu exemplo sirva para o mundo. O Brasil precisa de pessoas assim”, relatou.
“Com essa medalha, compartilhamos, inclusive com os pais dos nossos alunos, a nossa palavra de ordem: recomeçar. Nosso desafio era receber e cuidar dessas crianças e a história até ali foi tão bonita. Passada a tragédia, vamos escrever a segunda parte do nosso livro”, disse a diretora da creche Gente Inocente, Aline Cristina Mendes, também agradecendo as orações e a solidariedade do povo mineiro às vítimas.
Em Santos Dumont, durante a solenidade oficial da Medalha Santos Dumont na Fazenda Cabangu, na manhã passada, o médico André Leonardo Silveira Mendes, que coordenou os trabalhos de socorro no Hospital de Janaúba, recebeu a medalha Grau Bronze e ressaltou seu orgulho pelo trabalho.