(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio, que já dura nove dias, destrói estação ecológica no Vale do Jequitinhonha

Fogo já teria devastado mais da metade da área de reserva, atingiu imóveis e plantações em zonas rurais e ameaça chegar a povoado


postado em 25/10/2017 22:38 / atualizado em 26/10/2017 00:13

Há nove dia chamas castigam mata e também queimaram imóveis(foto: Whatsapp/Reprodução)
Há nove dia chamas castigam mata e também queimaram imóveis (foto: Whatsapp/Reprodução)

Um incêndio de grandes proporções está devastando a Estação Ecológica de Acauã, entre os municípios de Turmalina, Leme do Prado e Minas Nova, no Vale do Jequitinhonha. O fogo que começou na terça-feira da semana passada já queimou mais da metade da reserva que têm 5 mil hectares. As chamas se alastraram em direção a propriedades rurais causando prejuízos.

De acordo empresária Kenia Orsine, moradora de Turmalina, o incêndio segue agora em direção à localidade de Mato Grande, que é uma área com várias casas. “Não é só a destruição da estação ecológica, mas o risco real de uma tragédia. Em nove dias de incêndio, moradores vizinhos da reserva perderam plantações, currais e parte de suas propriedades. Se o fogo chega a Mato Grande, muitas famílias vão ficar desabrigadas, além do risco de vítimas”, alertou.

Segundo o major Anderson Passos, do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad), a maior dificuldade do combate ao incêndio na região é a vegetação bastante seca, o difícil acesso ao local e o forte calor. Da capital, uma equipe de 18 militares do Corpo de Bombeiros está reforçando o combate ao fogo, acompanhado de brigadistas do Instituto Estadual de Florestas e voluntários. Um helicóptero Arcanjo e dois aviões air tactor estão empenhados na contenção das chamas.

Ver galeria . 22 Fotos  Whatsapp/Reprodução
(foto: Whatsapp/Reprodução )

A estação ecológica foi criada em setembro de 1974. Somam-se 5.196 hectares de mata nativa. Sua vegetação é composta por cerrado denso com transição para mata atlântica, sendo a flora composta de plantas de grande e médio porte, e a fauna por espécies como tatu, lobo-guará, cutia, paca, caititu, macaco-prego, jacaré-de-papo-amarelo, contando ainda com mais de 190 espécies de pássaros identificados.





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)