Jornal Estado de Minas

Adolescente rouba carro de aplicativo e morre em tiroteio com a PM em Betim

O roubo de um carro vinculado ao aplicativo 99POP de transporte de passageiros terminou com um adolescente de 14 anos morto durante uma troca de tiros com a Polícia Militar na noite dessa quinta-feira, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

De acordo com as informações da PM, dois adolescentes, de 14 e 16 anos, pediram uma corrida no aplicativo 99POP, que sairia do Bairro Água Branca, em Contagem, para o Bairro Petrovale, em Betim. Os menores estavam armados e, quando o veículo, um Pálio, estava na Avenida Argélia, próximo ao local apontado como destino ao motorista, um dos adolescentes puxou o freio de mão do carro e anunciou o assalto. O condutor de 26 anos foi rendido e os menores mandaram que ele descesse do carro. Em seguida, a dupla fugiu pelo sentido Betim da BR-381.

O homem que conduzia o carro conseguiu acionar a PM e, pouco tempo depois, o veículo foi localizado próximo a uma refinaria da Petrobrás, em Betim. Os adolescentes foram perseguidos, mas não atenderam às ordens de parada dos militares. Durante a fuga, o menor de 14 anos dirigiu o carro enquanto o comparsa, de 16, permaneceu no banco do passageiro.

Uma arma foi jogada para fora do carro na tentativa de fugir dos policiais. Os menores atiraram contra as viaturas da PM, que revidaram a ação. No tiroteio, o adolescente de 14 anos foi ferido com dois tiros no tórax e no ombro.
O carro foi alcançado e uma viatura levou o menor para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Teresópolis, onde a morte foi constatada. 

O outro adolescente que também estava no carro não foi ferido e informou aos policiais que o assalto foi planejado na tarde dessa quinta-feira. Segundo a PM, o adolescente morto tinha participações em mais de dez ocorrências criminais. 

Uma arma com cinco munições de calibre 38 foi encontrada no assoalho em frente ao banco do motorista. Os militares refizeram o caminho da perseguição e conseguiram localizar uma réplica de pistola que foi jogada para fora do carro durante a fuga. 

O menor foi levado para um Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional. 
 
* Sob supervisão do editor Benny Cohen

.