Foram iniciados nesta segunda-feira os trabalhos para a esterilização das capivaras que vivem no entorno da Lagoa da Pampulha, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte. Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente começaram a fazer o trabalho de dedetização da área externa, capina e limpeza de contêineres onde serão realizadas as cirurgias. As medidas estão sendo tomadas depois da morte de um homem de 42 anos, vítima de febre maculosa – doença transmitida pelo carrapato-estrela, que tem os roedores como um dos hospedeiros.
Leia Mais
Manejo das capivaras na Pampulha vai custar R$ 500 mil Com morte por maculosa, manejo de capivaras na Pampulha deve começar na segunda Manejo de capivaras na Pampulha se arrasta e temor de febre maculosa é realPBH espera contratação de empresa para começar o manejo das capivaras na PampulhaMetade das capivaras que vivem na Lagoa da Pampulha foram esterilizadas, diz PBHCorrida neste domingo altera circulação de veículos na região da PampulhaManejo das capivaras da Pampulha começa na próxima semana, diz PBHIbama libera manejo de capivaras da PampulhaBH e Contagem se mobilizam para evitar avanço da febre maculosaA proposta apresentada pela Secretaria prevê a esterilização dos animais, além da aplicação nos animais de substância para eliminação do carrapato-estrela, transmissor da bactéria Rickettsia rickettsii, que causa a febre maculosa. A prefeitura se mobilizou para fazer o manejo dos animais, ao custo de R$ 500 mil.
Os animais serão atraídos com uma isca alimentar e conduzidos a uma área de contenção no Parque Ecológico da Pampulha, na orla da lagoa. No parque, serão sedados, anestesiados e levados para um bloco cirúrgico dentro das dependências da unidade de conservação.
Para realizar o manejo, a Prefeitura precisa de um termo de referência e licença para o monitoramento e controle dos animais silvestres que é emitido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o órgão, os documentos estão em análise. Assim que estiver pronto, um parecer será encaminhado para a administração municipal. Não há um prazo para ser realizado.