A prefeitura de Belo Horizonte já está montando a estrutura para movimento estimado de 100 mil pessoas nos quatro cemitérios municipais, na quinta-feira, dia 2, feriado de finados. Por meio da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) e de outros órgãos, como BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar, a PBH pretende facilitar o acesso e garantir o acesso daqueles que vão prestar suas homenagens póstumas.
Intervenções serão realizadas para evitar impacto no trânsito no entorno dos cemitérios municipais da Saudade, da Consolação, da Paz e do Bonfim. O horário de funcionamento será das 6h às 18h e estão programadas celebrações religiosas.
Na programação, no cemitério da Paz, estão previstas missas das igrejas católicas Romana e Brasileira, acolhimentos às famílias por pastores evangélicos e palestras da Fraternidade Espírita Chico Xavier, em mais de um horário. No Bonfim, também há previsão dos mesmos eventos, exceto, as palestras para o público espírita. Na Saudade e Consolação, apenas a igreja católica Romana e o grupo evangélico terão atividades voltadas aos visitantes.
A Arquidiocese de Belo Horizonte divulgou a programação das missas na capital e municípios da região metropolitana. Veja mais detalhes no site.
Também há cerimônias marcadas nos cemitérios particulares. No Bosque da Esperança, Região Norte de Belo Horizonte, há três missas programadas para as 8h, 11h e 16h de quinta-feira. Um culto evangélico será realizado às 14h. Às 9h30, ocorre a tradicional chuva de pétalas de rosas.
No Cemitério Parque Belo Vale, em Santa Luzia, haverão duas missas, sendo uma às 10h e outra às 15h.
Em Contagem, o Parque Renascer Cemitério e Crematório terá missas às 10h e às 15h, e um culto às 13h.