A Prefeitura de Belo Horizonte estima que cem mil pessoas visitem os quatro cemitérios municipais da cidade nesta quinta-feira, Dia de Finados. Várias missas foram agendadas e foi preparado um esquema especial de segurança e trânsito.
O horário de visitação nos cemitérios da Saudade, da Consolação, da Paz e do Bonfim começou às 6h e vai até às 18h. Nesse período, serão realizadas missas. (Confira programação abaixo).
Leia Mais
Veja o que abre e o que fecha em BH no feriado de FinadosDia de Finados em Belo Horizonte Velórios noturnos voltam a ser realizados em quatro cemitérios de BHQuarta-feira de cinzas tem várias celebrações na Grande BH; veja a programaçãoDentro dos cemitérios, funcionários da PBH vão auxiliar os visitantes, informa o diretor de necrópoles municipais, Wellington Correa. "Temos pessoas dentro da administração prontamente para atender sobre as orientações , transmissão de sepultura e para orientarem pessoas a chegarem até os túmulos". Ainda segundo o diretor da prefeitura, as pessoas credenciadas estão com coletes e credenciais.
Homenagem
No Cemitério do Bonfim, foi realizada uma celebração em homenagem ao escoteiro Caio Vianna Martins, tido como um símbolo do escotismo no Brasil. O coral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi convidado para fazer o tributo ao jovem que em 1938 arriscou a própria vida para salvar outras pessoa após um acidente de trem. Ele foi sepultado no Bonfim, junto do escoteiro Gerson e do "lobinho" Hélio Marcos. Veja vídeo abaixo.
Serviços
Durante o dia de celebrações, os visitantes também poderão fazer serviços como transferência de titularidade dos jazigos, alteração de dados e quitação de débitos. Segundo a PBH, os titulares de jazigos públicos dos cemitérios municipais de Belo Horizonte têm até o dia 30 de dezembro de 2017 para regularizarem suas titularidades.
Confira os locais e horários das celebrações do Dia de Finados:
Cemitério do Bonfim (Rua Bonfim, 1.120, Bonfim)
Igreja Católica Brasileira – celebrações às 9h, 10h30 e 12h
Igreja Católica Romana – celebrações às 8h, 10h, 14h e 16h
Igreja Batista Getsêmani – acolhimento às famílias, das 7h às 13h
Cemitério da Paz (Avenida Presidente Carlos Luz, 850, Alto Caiçaras)
Igreja Católica Brasileira – celebrações às 14h, 15h e 16h
Igreja Católica Romana – celebrações às 7h30, 9h, 11h, 13h30, 15h e 16h30
Igreja Batista Getsêmani – acolhimento às famílias, das 7h às 13h
Fraternidade Espírita Chico Xavier – palestras às 9h, 10h e 11h
Cemitério da Saudade (Rua Cametá, 585, Saudade)
Igreja Católica Romana – celebrações às 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h
Igreja Batista Getsêmani – acolhimento às famílias, das 7 às 13h
Cemitério da Consolação (Rua José Gomes Domingues, 2.000, Jacqueline)
Igreja Católica Romana – celebrações às 8h, 11h e 16h
Igreja Batista Getsêmani – acolhimento às famílias, das 7h às 13h.