Jornal Estado de Minas

Dia de Finados tem missas e reforço na segurança em cemitérios públicos de BH


A Prefeitura de Belo Horizonte estima que cem mil pessoas visitem os quatro cemitérios municipais da cidade nesta quinta-feira, Dia de Finados. Várias missas foram agendadas e foi preparado um esquema especial de segurança e trânsito.

O horário de visitação nos cemitérios da Saudade, da Consolação, da Paz e do Bonfim começou às 6h e vai até às 18h. Nesse período, serão realizadas missas. (Confira programação abaixo).

De acordo com a PBH, a Polícia Militar e a Guarda Municipal vão reforçar a segurança no entorno e dentro dos cemitérios. Os acessos aos principais cemitérios da cidade também recebem atenção com a presença de agentes da BTrans, que farão intervenções no trânsito e fiscalizações para facilitar o fluxo nas vias de acesso aos cemitérios.

Dentro dos cemitérios, funcionários da PBH vão auxiliar os visitantes, informa o diretor de necrópoles municipais, Wellington Correa. "Temos pessoas dentro da administração prontamente para atender sobre as orientações , transmissão de sepultura e para orientarem pessoas a chegarem até os túmulos". Ainda segundo o diretor da prefeitura, as pessoas credenciadas estão com coletes e credenciais.
Wellington também alerta para que os familiares e visitantes não contratem o serviço dos chamados 'enxadinhas', pessoas que oferecem serviços como limpeza de túmulos em troca de dinheiro.

Homenagem

No Cemitério do Bonfim, foi realizada uma celebração em homenagem ao escoteiro Caio Vianna Martins, tido como um  símbolo do escotismo no Brasil. O coral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi convidado para fazer o tributo ao jovem que em 1938 arriscou a própria vida para salvar outras pessoa após um acidente de trem. Ele foi sepultado no Bonfim, junto do escoteiro Gerson e do "lobinho" Hélio Marcos. Veja vídeo abaixo.

 

Serviços

Durante o dia de celebrações, os visitantes também poderão fazer serviços como transferência de titularidade dos jazigos, alteração de dados e quitação de débitos. Segundo a PBH, os titulares de jazigos públicos dos cemitérios municipais de Belo Horizonte têm até o dia 30 de dezembro de 2017 para regularizarem suas titularidades.


 
Confira os locais e horários das celebrações do Dia de Finados:
 
Cemitério do Bonfim (Rua Bonfim, 1.120, Bonfim)
Igreja Católica Brasileira – celebrações às 9h, 10h30 e 12h
Igreja Católica Romana – celebrações às 8h, 10h, 14h e 16h
Igreja Batista Getsêmani – acolhimento às famílias, das 7h às 13h

Cemitério da Paz (Avenida Presidente Carlos Luz, 850, Alto Caiçaras)
Igreja Católica Brasileira – celebrações às 14h, 15h e 16h
Igreja Católica Romana – celebrações às 7h30, 9h, 11h, 13h30, 15h e 16h30
Igreja Batista Getsêmani – acolhimento às famílias, das 7h às 13h
Fraternidade Espírita Chico Xavier – palestras às 9h, 10h e 11h

Cemitério da Saudade (Rua Cametá, 585, Saudade)
Igreja Católica Romana – celebrações às 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h
Igreja Batista Getsêmani – acolhimento às famílias, das 7 às 13h

Cemitério da Consolação (Rua José Gomes Domingues, 2.000, Jacqueline)
Igreja Católica Romana – celebrações às 8h, 11h e 16h
Igreja Batista Getsêmani – acolhimento às famílias, das 7h às 13h

.