Jornal Estado de Minas

Trânsito no Anel é liberado após nove horas de fechamento para instalação de passarela

Depois de nove horas fechado para instalação de uma passarela no km 468, na altura do Bairro São Francisco, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte, o trânsito no Anel Rodoviário foi liberado às 8h da manhã deste sábado. O local foi interditado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) às 23h dessa sexta-feira para o início da operação. O içamento e colocação da estrutura metálica para passagem de pedestres de um lado para o outro da rodovia ocorreu durante toda a madrugada e exigiu o fechamento de ambos os sentidos do Anel. Segundo a polícia, mesmo após a abertura da via, o trânsito segue lento no sentido Vitória. 

 

A previsão era de que os trabalhos fossem concluídos por volta das 5h da manhã, mas pouco antes das 8h ainda havia interdições. O trânsito foi liberado inicialmente em uma faixa no sentido Rio de Janeiro e, posteriormente, nos dois sentidos.

A orientação da PMRv era para que motoristas evitassem o local durante os trabalhos, mas longas filas de carros se formaram na rodovia que funciona como ligação das Brs 040 e 381. Por causa da retenção, um acidente foi registrado no Anel, na altura do Shopping Del Rey, por volta das 7h. Uma faixa da estrada ficou obstruída. 

 

A instalação de passarela no trecho é uma demanda antiga da população e já foi motivo de inúmeros protestos.

Em março de 2015, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) chegou a montar uma estrutura metálica provisória no local.


Passarela instalada no Anel Rodoviário, na altura do Bairro São Francisco, é demanda histórica de moradores que se arriscavam para atravessa a rodovia entre carros e caminhões - Foto: Jair Amaral/Em/D.A. PressOs moradores da região estavam sem a passarela desde outubro de 2014 quando um caminhão bateu na mureta que divide as pistas do Anel Rodoviário, invadiu a contramão e derrubou o escoramento central da estrutura. Depois de atravessar a via, o caminhão foi atingido por um Fiat Fiorino e dois outros veículos se envolveram no desastre. Na ocasião, a passarela de aproximadamente oito toneladas não desabou, mas teve a estrutura abalada.

Em fevereiro deste ano, a estrutura provisória que estava no local foi retirada, o que motivou novo ato de cobrança pela instalação de uma passagem para pedestres que tiveram que se arriscar entre os carros em alta velocidade para atravessar a rodovia.

.