Vídeos que mostram parte da ação se espalharam rapidamente pelas redes sociais, assim como áudios atribuídos a moradores e policiais militares. Os criminosos invadiram a empresa durante a madrugada, por volta das 3h. A instituição financeira fica no cruzamento das ruas Antônio Moreira Carvalho e João Pinheiro.
Entre as armas usadas por eles estaria um fuzil ou metralhadora calibre ponto 50. Também há informações de que os bandidos usavam um drone para monitorar as vias. "Uberaba" já está entre os assuntos mais comentados no Twitter, aparecendo nos Trending Topics mundiais.
“Vários indivíduos adentraram a cidade com veículos e estratégias paramilitares, colocação de miguelitos (objetos feitos com pregos) para furar os pneus de viaturas e outros que possam mobilizar tropa. E também a questão das explosões de alguns transformadores para tirar a eletricidade de alguns pontos e consequentemente minar condições de comunicação”, informou major Flávio Santiago, chefe da sala de imprensa da Polícia Militar (PM), sobre o ocorrido. Conforme a Cemig, cinco transformadores foram danificados pelos disparos e deixaram a região sem energia elétrica.
Mais de 10 carros foram usados no crime. “Havia um vigilante com um revólver 38 no local. Ficou na guarita, os homens mandando ele não sair e atirando contra a guarita. Eles fizeram cerco também colocando correntes em alguns pontos da cidade para dificultar o tráfego veícular”, afirmou o militar.
A PM mantém uma operação de cerco e bloqueio para tentar localizar os criminosos. Policiais de pelo menos 30 cidades mineiras estão mobilizados na ação, que conta com o apoio de um helicóptero. A polícia de Delta e outras cidades de São Paulo que fazem divisa com o Triângulo Mineiro também foram acionadas, assim como a Polícia Civil e a Polícia Federal.
A Cemig já está trabalhando para restabelecer a energia elétrica para os consumidores afetados. Alguns semáforos foram atingidos pela falta de luz. Ainda de acordo com a prefeitura de Uberaba, por orientação da Secretaria Municipal de Educação, algumas escolas não tiveram aulas no período da manhã. Em outras, alunos que chegaram no primeiro turno foram acolhidos e tiveram aula. Já a Secretaria de Estado de Educação suspendeu as aulas nas 40 escolas estaduais do município, mas as atividades serão retomadas à tarde.
Até o início da tarde desta segunda ninguém havia sido preso. O em.com.br tenta entrar em contato com o funcionário designado pela Rodoban para falar sobre o assunto. (Com informações de Simon Nascimento*)