Os constantes acidentes em um trecho da BR-381, próximo a Ipatinga, na Região do Vale do Aço, preocupam o Ministério Público Federal (MPF). Segundo o órgão, entre março de 2014 até o mesmo mês deste ano, foram registradas 514 ocorrências, que resultaram em 23 mortes e 436 pessoas feridas. Para tentar diminuir a estatística trágica, os procuradores entraram com uma ação civil pública na Justiça Federal pedindo que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) seja obrigado a instalar três radares na estrada, que é conhecida como “Rodovia da Morte”.
Leia Mais
Deslizamento fecha a BR-040 entre Minas Gerais e o Rio de JaneiroAgente penitenciário reage a assalto a ônibus e três são presos na BR-381BR-040 terá nova passarela em Ribeirão das NevesRadar é instalado em estrada na Região Metropolitana de Belo HorizonteMais um radar é instalado em estradas da Grande BHRadares reativados em BRs ligam alerta para os motoristasOs procuradores recomendaram ao Dnit, no início deste ano, a instalaçãio de redutores eletrônicos de velocidade. “Mas o órgão se limitou a prestar informações sobre o encerramento dos contratos firmados no âmbito do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade, assim como a suspensão judicial da licitação regida pelo Edital 168/2016, que prevê novas contratações para dar seguimento ao programa”, relatou o MPF.
"Na verdade, o que se pode concluir é que não existe previsão para a instalação dos redutores de velocidade, pois o Dnit terá de aguardar decisão sobre os recursos interpostos pelos licitantes. E mesmo após tal decisão, ainda se terá de aguardar a formalização das respectivas contratações e a realização de estudo técnico de engenharia, quando só então as contratadas deverão promover a instalação dos novos equipamentos", explica o procurador da República Marcelo Freire Lage, autor da ação.
No processo, o procurador pediu que a Justiça Federal determine que o Dnit, no prazo máximo de 30 dias, instale redutores de velocidade nos quilômetros indicados, seja por meio de contratação direta seja por remanejamento de radares instalados em pontos de menor risco.
O em.com.br entrou em contato com o Dnit e aguarda um posicionamento sobre a ação.
RB
.