Um técnico de saúde bucal e protético foi detido nesta quinta-feira suspeito de exercício ilegal da profissão em Carmo da Mata, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Fiscais do Conselho Regional de Odontologia (CRO), juntamente com policiais militares, foram até um posto de saúde da cidade e flagraram o homem fazendo procedimentos atribuídos a um cirurgião-dentista. Dez pacientes aguardavam para ser atendidos.
Leia Mais
Estudante é preso em flagrante trabalhando como dentista em BH Dentista que se passava por oficial do Exército é encontrado morto em BHDentista suspeito de se passar por oficial do Exército é preso por posse ilegal de arma Jovem se diz médico, comete erros em UPA na Grande BH e fogeFalso dentista é preso em flagrante usando registro do pai falecidoTécnica de saúde bucal é detida em BH atuando como cirurgiã-dentistaAluno de odontologia é preso atuando como dentista em Venda NovaDe acordo com Pires, o protético trabalha como coordenador de saúde bucal do município. Ele foi encaminhado para a delegacia, onde o boletim de ocorrência foi confeccionado. Depois, o caso será investigado pela Polícia Civil. “Ele pode ser enquadrado no crime de exercício ilegal da profissão. No conselho vai responder eticamente por extrapolar a função dele. A punição máxima, dependendo da gravidade, pode ser até cassação da licença”, explicou o supervisor.
Alguns cuidados podem ser tomados pelos pacientes.
De acordo com o CRO, atualmente estão sendo acompanhados 50 casos suspeitos de dentistas atuando ilegalmente. Em Belo Horizonte, recentemente, foram detidos duas pessoas pelo crime. Entre as denúncias recebidas pela Fiscalização, 50% são referentes aos profissionais que atuam em postos de saúde sem o devido registro profissional.
Por meio de nota, a prefeitura de Carmo da Mata informou que o servidor está no quadro de funcionários da administração municipal desde o início deste ano. Ele ocupa o cargo de técnico de saúde bucal. Informou, ainda, que o homem fez cursos dentro da área odontológica.
A prefeitura informou, ainda, que o servidor estaria de acordo com Ato Normativo do Conselho Federal de Odontologia que diz que “art.4o. O técnico especialista em prótese removível total e parcial tem como objetivos a confecção de dentes parcial ou totalmente perdidos, visando a reconstrução de prótese total ou parcial que venha atender solicitações clínicas e laboratoriais, devolvendo ao paciente suas funções mastigatórias, orais, estéticas, estomatognásticas e sociais”. Mesmo assim, afirmou que vai investigar as suspeitas levantadas pelo CRO. .