Um dos trechos de uma das grandes obras prometidas para a capital mineira ganha gás para entrega ainda no fim deste ano, depois de o trânsito na Avenida José Cândido da Silveira retornar ao tráfego normal desde o início de outubro. Prevista para ficar pronta até dezembro, a Via 710 contará com uma nova pista de cinco quilômetros de extensão, que deve promover o acesso entre as regiões Leste e Nordeste, ligando as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado, na altura do Minas Shopping. Trata-se de um projeto complexo, envolvendo diversos fatores, como a desapropriação de imóveis. Com as chuvas de setembro e outubro, os operários ouvidos pelo Estado de Minas contaram que esses fatores podem influenciar na data de entrega.
Leia Mais
Após vários atrasos, Sudecap diz que Via 710 deve ficar pronta este anoDespoluição da Pampulha e Via 710 estão entre os desafios da gestão KalilAvenida José Cândido é interditada para segunda etapa de obras da Via 710Novas obras na Via 710 causam interdições na Av. José Cândido da SilveiraObras da Via 710 fecham trecho de via no Bairro Santa Inês, em BHBelo Horizonte tem nova promessa de investimento, mas obras não deslanchamPBH consegue da União R$ 120 milhões para obrasChuva da madrugada em BH tem o maior volume do mês de novembroSábado será de chuva em toda Minas GeraisOs trabalhos começaram em setembro de 2014, com estimativa inicial de conclusão para o final de 2016. De acordo com a autarquia, o cronograma foi reprogramado em função do andamento dos processos judiciais de desapropriação e remoções, além de adequações de projetos e implantação de sinalização.
“A variação do número de desapropriações decorre de alterações no projeto inicial da obra ou da identificação da necessidade da medida”, pontuou a Sudecap, por meio de nota. No momento, os trabalhos estão concentrados no Bairro União e São Geraldo, na Região Nordeste de BH. Ontem, o EM foi até o canteiro de obras, próximo à Estação Santa Inês do metrô, no bairro de mesmo nome. Operários, que não se identificaram, contaram que as chuvas recentes dificultam a finalização – que tem previsão de ser concluída até dezembro. “Se tem chuva, não tem trabalho, né? Temos que parar tudo.
CONTINUIDADE Portanto, o ritmo da obra vem se intensificando. O trânsito na Avenida José Cândido da Silveira, sentido Centro/bairro, retornou ao tráfego normal desde 3 de outubro. A avenida operava com desvios desde março de 2016 em função das obras. A interdição na pista foi necessária para a execução de redes de drenagem e trincheira, pista para caminhada, além da construção de viadutos.
A Sudecap destaca que várias frentes são executadas simultaneamente, como a estrutura do Viaduto Bolívar; terraplenagem, pavimentação e obras complementares (passeio, meio-fio e sarjetas) no trecho compreendido entre a Avenida Itaituba e a Rua Elísio de Brito; implantação de rede de esgoto; tratamento de subleito; pintura dos gradis; plantio de gramas e limpeza da pista Oeste. “Dentre os serviços já concluídos estão a passarela de concreto entre os viadutos; a construção dos viadutos D e E; pavimentação asfáltica; passeio; armação de cortina de contenção; instalação dos gradis; serviços de microdrenagens; contenções para a trincheira de intercessão entre a Via 710 e a Avenida José Cândido da Silveira; alças de acesso e pavimentação sob os viadutos da pista Leste do complexo da Avenida José Cândido da Silveira”, completou..