As quadrilhas especializadas em ataques a caixas eletrônicos estão na mira das autoridades de segurança de Minas Gerais. Durante uma operação realizada na manhã desta terça-feira, em Montes Claros, na Região Norte do Estado, foram presos quatro integrantes de um bando envolvido com este tipo de crime. O grupo pode ter participação em algumas ocorrências em cidades vizinhas. Dados da Polícia Militar (PM) indicam que neste ano foram registradas 17 ações em agências bancárias da área.
Leia Mais
Bandidos explodem caixa eletrônico em banco de Mateus LemeBandidos disparam tiros e explodem caixa eletrônico no Alto ParanaíbaBandidos explodem caixa eletrônico de supermercado em Bom DespachoBandidos explodem caixas eletrônicos de agência bancária no Leste de MinasQuadrilha mata PM e morador em ataque a banco em PompéuBandidos invadem resort e explodem caixa eletrônico em Caeté Policiais civis são alvos de operação contra roubo e receptação de veículos em MinasCarreta tomba na BR-381 e interdita pista em SabaráSegundo o delegado Renato Nunes Henriques, chefe do 11º departamento da Polícia Civil de Montes Claros, a quadrilha começou a desmontada no dia 29 de setembro, quando criminosos fortemente armados explodiram um caixa eletrônico em Capitão Enéas, distante 50 quilômetros da cidade.
Ainda de acordo com o delegado, em 2014 o mesmo bando foi preso na Operação “Novo Cangaço” por explosão de caixas eletrônicos no Norte do estado. Mas, depois de serem transferidos para o regime semiaberto, os criminosos fugiram da cadeia em Montes Claros e voltaram aos ataques às agências bancárias na região. Renato Henriques revelou que, além de Capitão Enéas, o bando é suspeito de explodido caixa eletrônico no município de Várzea da Palma, também no Norte de Minas. Outros crimes da quadrilha estão sendo investigados.
O delegado explicou que o bando se especializou nos ataques aos caixas eletrônicos, usando a mesma a estratégia: primeiro avaliam a rotina e o pequeno efetivo policial das cidades menores.