A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira uma operação com o intuito de coibir a prática de estelionato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, além de outras fraudes. Foram cumpridos 30 mandados judiciais em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, na região metropolitana, e Pará de Minas, no Centro-Oeste. Destes, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão temporária e nove mandados de condução coercitiva – todos expedidos pela 1ª Vara da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Divinópolis, também no Centro-Oeste mineiro. A ação faz parte da operação Inciso 20.
As apurações apontam que os valores seriam repassados para contas das associações fantasmas, que depois seriam sacados pelos integrantes da organização criminosa. A Justiça Federal de Divinópolis também determinou o bloqueio das contas utilizadas pela quadrilha e a desconstituição de referidas associações.
Todos os presos foram encaminhados para a Superintendência da PF em Belo Horizonte e posteriormente ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. Poderão cumprir até 23 anos, se forem condenados.