Leia Mais
Racionamento de água já é realidade em 25 cidades mineiras atendidas pela CopasaEscassez de água leva prefeitura a decrectar racionamento em Viçosa, na Zona da MataCom chuva e captação do Paraopeba, diretor da Copasa descarta racionamento em 2017Rua de Ouro Preto é interditada após rompimento de tubulaçãoSemana será de chuva em todas as regiões de Minas GeraisAumento do consumo é fator determinante para a escassez da água em MinasExploração das águas subterrâneas contribui para fim das nascentesO governo do estado aponta como principais responsáveis pelo cenário dramático a falta de chuvas dos últimos seis anos e o aumento do consumo de água, ocasionado pelo crescimento populacional e elevação das atividades produtivas. Especialistas ouvidos pelo Estado de Minas vão além e indicam que ao longo dos anos houve uma exploração desenfreada dos recursos hídricos, com o desmatamento e devastação do cerrado, o avanço da monocultura do eucalipto e a abertura descontrolada de poços, que rebaixaram o nível do lençol freático.
A diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo, integrante da força-tarefa criada pelo estado, informa que nos últimos seis anos o acumulado de chuvas na estação das águas (outubro a março) ficou abaixo da média histórica na maioria das regiões do estado. “Além dos baixos acumulados de precipitação, ocorreu má distribuição das chuvas, principalmente nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Essa combinação ajudou a agravar a situação hídrica do estado”, afirma.
“A diminuição das chuvas dos últimos seis anos, aliado ao aumento do consumo de água, reduziu a quantidade de água em rios e reservatórios. Dessa forma, os volumes ficaram insuficientes para atendimento à população”, diz Marília Carvalho. Ela cita como exemplo a Barragem do Rio Juramento (Sistema Rio Verde Grande), responsável pelo abastecimento de 65% da população de Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, com 400 mil habitantes, que não está sendo suficiente para atender à demanda da cidade polo..